Vigília alerta para encerramento “definitivo” da Unidade de Saúde em Mogofores

815
Unidade de Saúde de Mogofores, Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um grupo de residentes em Mogofores, concelho de Anadia, convocou uma vigília, esta quinta-feira à noite, para demonstrar “descontentamento” com o “encerramento” da Unidade de Saúde local.

“Fechou para férias e, nesse instante, encerrou definitivamente”, garantiu uma das promotoras da concentração de protesto, alertando que a população local, “na sua grande maioria, é idosa e sem transporte”, o que torna difícil recorrer aos cuidados de saúde primários em outras unidades do concelho.

“Não entendemos o encerramento. Podemos não conseguir nada. Mas demonstramos a nossa tristeza e desilusão”, declarou, ainda, a moradora.

Fonte do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga esclareceu que o fecho se deveu a gozo de férias por parte da equipa da Unidade de Saúde. Entretanto, a assistente operacional ali colocada adoeceu, estando de baixa. Como não há forma de higienizar as instalações, as mesmas terão de continuar encerradas.

Sempre que Mogofores fecha (férias, fim de semana, baixas médicas), os utentes são encaminhados para a Unidade de São Lourenço do Bairro.

Entretanto, já a 1 de setembro será concretizado o processo de descentralização de competências da área da saúde para a Câmara, que passará a ter a responsabilidade pela colocação de assistente operacional.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.