Vencedores da edição 2024 do Orçamento Participativo de Ílhavo

273
Orçamento participativo, Ílhavo.

Os projetos “Natação Inclusiva”, de Michaela Gomes Ferreira, e “Espaço Ti Joana Maluca”, de Dulcineia Pata, foram os grandes vencedores da edição 2024 do Orçamento Participativo de Ílhavo, após um período de votação aberta à população residente no Município de Ílhavo. Os resultados foram revelados na sexta-feira passada, numa sessão que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto mais votado foi o de Michaela Ferreira, com 299 votos, entre um total de 1653. Com um valor estimado de 20.500 euros, “Natação inclusiva” prevê colocar ao dispor da comunidade materiais de natação adaptada, tais como coletes de estabilidade, material didático adaptado, elevadores portáteis para entrada na água e cadeiras de banho. O projeto prevê, ainda a formação de professores e nadadores-salvadores, no apoio a deficientes e seniores, bem como no manuseamento dos aparelhos de acesso à água.

Estes equipamentos, a instalar nas Piscinas Municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, poderão ser utilizados por toda a comunidade portadora de deficiência, desde a mais severa à ligeira, podendo ainda ser utilizado por seniores com capacidade de mobilidade reduzida.

O segundo projeto mais votado, de Dulcineia Pata, com 185 votos, prevê a criação de um espaço junto ao campo de relvado sintético, na Freguesia da Gafanha da Encarnação, onde crianças, jovens, adultos e seniores possam desfrutar dos bons momentos. Inclui uma zona de refeições e lazer e ainda um miniparque aventura, ambos de acesso inclusivo. O valor estimado, de 69.424,38 euros, inclui os equipamentos idealizados para o espaço, assim como a adequada pavimentação do solo.~

Esta segunda edição do Orçamento Participativo contou com uma dotação de 100 mil euros (mais 15 mil do que a edição 2023), com um limite de 70 mil euros por projeto – o que permite implementar estes dois projetos.

Desde janeiro, realizaram-se, neste âmbito, sete Sessões de Esclarecimento nas quatro Juntas de Freguesia, nas duas Escolas Secundárias e no Laboratório do Envelhecimento; e sete Encontros de Participação, nos mesmos locais. No total, foram submetidas 23 propostas (mais quatro do que na edição anterior), das quais foram validadas 14, que passaram à fase de votação e que se inserem nas mais diversas áreas de atuação – desporto, ação social, espaço público, inclusão social, educação e ambiente a serem implementadas nas diversas freguesias do concelho. Os participantes têm idades compreendidas entre os 17 e 73 anos.

No decurso do processo de votação, a equipa do Orçamento Participativo esteve nas sedes das quatro Juntas de Freguesia a prestar apoio aos interessados em participar. O número de votantes também aumentou em relação à edição anterior, tendo-se somado 551 votantes, mais 224 do que em 2023.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Ílhavo aumentou o envolvimento dos munícipes, de todas as idades, na definição de prioridades de investimento que beneficiam a comunidade. Os resultados da votação podem ser consultados em op.cm-ilhavo.pt.

Câmara de Ílhavo

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.