Vale de Cambra dinamiza produção de castanha

1788
Feira da Castanha de São Pedro de Castelões.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra decidiu lançar um projeto de “promoção da castanha e do castanheiro” no território concelhio.

Uma proposta de regulamento seguiu para publicação em Diário da República, abrindo assim a primeira fase do processo, que é a discussão pública, a decorrer até fins de dezembro, dando corpo a uma trabalho que tem sido desenvolvido desde o ano passado com algumas plantações de ensaio.

“Um documento que pretende ser a base de todo um trabalho que está pela frente e que visa promover e incentivar a castanha e o castanheiro, produto endógeno local”, explica a edilidade.

A freguesia de S. Pedro de Castelões é um dos principais núcleos de produção de castanha, levando a Câmara a apoiar anualmente a Feira da Castanha, que se realiza no mês de novembro.

Uma das propostas em vista passa por atribuir, gratuitamente, castanheiros à população para que esta os plante nos seus terrenos.

As inscrições para atribuição de castanheiros estão abertas durante todo o ano.

“Este projeto será objeto de apreciação e aprovação pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal. A sua implementação/concretização será objeto de acompanhamento técnico por parte do gestor do projeto, de um elemento da freguesia de S. Pedro de Castelões e por um elemento da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga”, informa a edilidade.

Objetivos do projeto

a) Promover a arborização/rearborização com recurso a Castanheiros (plantas sem enxerto);
b) Promover a enxertia da variedade Castelões;
c) Aumentar a área de souto na freguesia;
d) Aumentar a produção anual de castanha.