Vagos: Aldeia do Boco mobilizada para candidatura à rede das ‘Aldeias históricas’

1307
Moinho, Vagos.

A dinamização do programa turístico e cultural “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” teve “expetativas superadas”, informa a Câmara de Vagos.

A iniciativa enquadrou-se no projeto de candidatura à rede ‘Aldeias de Portugal’, que foi já apresentada à comunidade local.

O programa “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” é uma “experiência de valorização do território e dos seus recursos ligada à temática das azenhas e moinhos”, refere a edilidade vaguense em comunicado.

Uma oportunidade para dar a conhecer aos visitantes o processo de fabrico da ‘Broa Mimosa’, desde a moagem do milho à confeção da massa antes da sua colocação no forno.

Os participantes são levados a observar, também, como funciona uma azenha antiga a transformar o milho em farinha.

A atividade inclui, ainda, uma caminhada pelo trilho “Entre Levadas e Azenhas”, que percorre o Vale do Boco, finalizando o percurso com uma degustação de ‘Broa Mimosa’ com o tradicional doce de abóbora e requeijão.

A apresentação do programa fez parte das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, com organização do município de Vagos, Junta de Freguesia de Soza, Confraria Sabores da Abóbora e proprietários das azenhas/moinhos da aldeia do Boco.

Mais 80 pessoas tomaram parte na visita em dois dias diferentes, o que motiva um “balanço extremamente positivo” corroborados pelos resultados do inquérito de satisfação realizado aos participantes.

Segundo a edilidade de Vagos, pretende-se “dar continuidade a este tipo de atividades por forma a potenciar a oferta de um produto turístico estruturado assente na valorização das tradições e do património molinológico.”

Percurso pela Aldeia do Boco, Vagos.

A antiga escola primária do Boco recebeu uma apresentação para a comunidade local do projeto de classificação da aldeia do Boco como “Aldeia de Portugal”, o que permitirá a sua integração na Rede de “Aldeias de Portugal”, da responsabilidade da ATA – Associação de Turismo de Aldeia.

Autarquia e habitantes “comprometeram-se em trabalhar num plano de atividades a desenvolver no âmbito do referido projeto”.

Artigo relacionado

Vagos: Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco e caminhadas ao “Encontros com a Biodiversidade”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.