Universidade Europeia ECIU nasce para abordar desafios da sociedade de hoje – UA integra grupo fundador

1258
Lançamento Universidade ECIU.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Universidade ECIU é a primeira universidade europeia em que alunos e investigadores cooperam com municípios e empresas para atacar os grandes desafios do século XXI. O seu modelo inovador foi apresentado dia 7 de novembro em Barcelona, na presença dos 11 membros do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), que a Universidade de Aveiro integra como membro fundador.

A Universidade de Aveiro marcou presença no grupo de representantes das 17 primeiras universidades europeias selecionadas pela Comissão Europeia, que se reuniram em Bruxelas para discutir o papel transformador da Universidade. O Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, seguiu para Barcelona onde, com os restantes membros do consórcio, participou na apresentação da Universidade ECIU.

O encontro de Barcelona representa o primeiro passo na definição do programa piloto do projeto Universidade ECIU, que receberá 5 milhões de euros da Comissão Europeia. O financiamento tem por objetivo estabelecer um novo conceito de universidade internacional, no espaço europeu.

Um inovador conceito de ensino

O novo modelo de Ensino Superior Europeu que agora começa a dar os primeiros passos vai muito para além dos tradicionais programas de mobilidade Erasmus e relações internacionais. A Universidade ECIU vai apostar numa formação flexível e em novas metodologias de ensino, de investigação e de transferência de conhecimento, que colocam no centro do palco os desafios da sociedade do século XXI.

Na Universidade ECIU, estudantes, investigadores e funcionários de universidades, empresas e organizações públicas parceiras recorrem aos saberes multidisciplinares à sua disposição para encontrar soluções para problemas reais. Será possível frequentar unidades curriculares de forma muito flexível, como e quando necessário, bem como adquirir e aplicar conhecimento através da investigação de ponta produzida pelos diferentes parceiros.

A Universidade Europeia ECIU estará aberta a estudantes, investigadores, indústria e sociedade europeia em geral e vai oferecer uma formação interdisciplinar, flexível e à medida das necessidades de quem a procura. Nesta fase piloto será orientada para a resolução dos desafios levantados pela indústria e pela sociedade e focar-se-á no objetivo 11 de Desenvolvimento Sustentável da ONU: “Tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. Os estudantes lidarão com problemas fulcrais para a sociedade, ficando mais aptos a moldar um mundo melhor.

Será desenvolvido um sistema de micro-credenciais e um passaporte de competências que comprovará o percurso feito pelo estudante através do conhecimento. O estudante que até aqui estava limitado ao tradicional diploma pode agora dispor de toda a flexibilidade do passaporte de competências. Este será um dos aspetos inovadores da Universidade Europeia ECIU”, explicava o Vice-Reitor Artur Silva na fase de candidatura do projeto.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, sublinha: “num mundo em mudança rápida, as realidades que conhecemos pelos nomes de curso, diploma e acreditação começam a dar sinais de vulnerabilidade. Nalgumas áreas do saber, é necessária uma década para formar um especialista. E durante uma década pode haver alterações significativas nas especialidades mais dinâmicas. É preciso ter isto em consideração.”

“O sistema de micro-credenciais permite dar resposta a esta realidade, porque torna possíveis percursos curriculares flexíveis. Permite uma excelente resposta às necessidades de formação interdisciplinar, mas também às necessidades de formação ao longo da vida. O estudante pode ir realizando o seu percurso curricular em várias instituições, ou regressar para se atualizar conforme sentir necessário”, concretiza.
Investigação, Inovação e apoio da sociedade

Para a investigação e transferência de conhecimento serão criados uma série de laboratórios em espaços físicos e online, onde os investigadores das universidades parceiras trabalharão diretamente com empresas e instituições na definição e monitorização de projetos. A par destes laboratórios serão montados três Centros de Inovação em Desafios no norte, centro e sul da Europa, sendo a sua coordenação da responsabilidade, respetivamente, da Universidade de Linköping (Suécia), Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha) e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Estes Hubs de Inovação da Universidade ECIU serão usados ​​como locais físicos e virtuais para inovação.

O projeto de Universidade ECIU resulta de trabalho conjunto com a indústria, organizações públicas, sociedade, académicos e alunos de toda a Europa. Os parceiros industriais das universidades e autoridades públicas regionais também apoiaram a criação da Universidade ECIU. O conjunto inclui a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

No dia em que a candidatura da Universidade ECIU recebia luz verde da Comissão Europeia, Ribau Esteves, presidente da CIRA, congratulava-se com a aprovação do projeto e lembrava tratar-se de “um projeto com o qual estamos comprometidos, ajudando a desenvolver em Aveiro um ecossistema de inovação cada vez mais forte, continuando o trabalho, agora ainda mais afincado, de promoção do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras, por toda a Região. A aprovação da candidatura da UA é a prova de que Aveiro é um território das novas tecnologias e da inovação, que fazemos cumprir todos os dias.”

Parceiros da Universidade ECIU
Os membros da Universidade ECIU incluem
• Universidade de Twente (coordenador, Holanda)
• Universidade de Linköping (Suécia)
• Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha)
• Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha)
• Universidade de Aalborg (Dinamarca)
• Universidade de Aveiro (Portugal)
• Universidade da Cidade de Dublin (Irlanda)
• Universidade de Tecnologia de Kaunas (Lituânia)
• Universidade de Stavanger (Noruega)
• Universidade de Trento (Itália)
• Universidade de Tampere (Finlândia)

Parceiro associado: Institut National des Sciences Appliquées, França.
Parceiro do Consórcio ECIU: Tec de Monterrey, México.

Entre as muitas empresas envolvidas estão a Airbus, Cisco, Ericsson, Intel, Sandoz e Novartis.

Mais informações: https://www.eciu.org/eciu-university

Universidade de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780