“Uma Viagem-Romance” pela gastronomia e vinhos do Centro de Portugal

1236
Imagem do Turismo Centro de Portugal.
Comercio 780

O mercado José Estêvão (Praça do Peixe), em Aveiro, foi palco da apresentação do livro e do documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, da autoria do Turismo Centro de Portugal, com curadoria do chef Diogo Rocha (restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, distinguido com uma Estrela Michelin).

Um percurso pela região Centro de Portugal “ao encontro de produtos, paisagens e receitas, assim como das pessoas que fazem desta região um tesouro de ingredientes, de sabores e de mestrias sem igual”, refere uma nota de imprensa da Turismo Centro Portugal.

A edição do livro / vídeo surge no âmbito projeto de comunicação e promoção turística “Experiências By”, uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal que pretende “promover as características distintivas do território, através de uma rede de curadores de experiências em diversas áreas”.

Números do livro / vídeo

Percurso de mais de 1600 km;
25 entrevistas;
44 visitas;
85 páginas.

Documentário e livro estão disponíveis para download em https://bit.ly/30q265D.

Discurso direto

“Este projeto começou com um desafio lançado ao chef mais estrelado do Centro de Portugal, que ao longo dos anos tem dado o seu melhor para valorizar a nossa gastronomia. Esta viagem mostra aquilo que temos de melhor, mas saindo dos cânones tradicionais da nossa gastronomia e vinhos. Quisemos ir mais longe, levando o chef Diogo Rocha aos mercados, ruas e vielas, restaurantes e tasquinhas do Centro de Portugal. Ele foi ter com os produtores, percebeu a diferenciação de uma região com 100 municípios, e tirou partido da essência das nossas referências, muitas delas anónimas, mas todas indispensáveis para pôr na mesa os melhores produtos do Centro de Portugal. O resultado foi tão positivo que decidimos traduzi-lo nesta edição, que reúne o melhor do Centro de Portugal” – Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Esta edição é um trabalho de equipa, que congregou muitas pessoas e que se concretizou com a exigência a que nos habituou o Turismo Centro de Portugal. Com esta viagem-romance, convidamos as pessoas a visitarem a região e a enamorarem-se pelos seus produtos. Procurámos fugir um pouco do tradicional: falamos de coisas que todos conhecem, mas mostramos também produtos e locais menos prováveis. Esse foi o maior desafio. Esta é uma escrita de histórias, de pessoas, que mostra como se faz e porque se faz assim. É um livro para lermos e construirmos a partir dele o nosso próprio romance” – Chef Diogo Rocha.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.