Um projeto para a Avenida errada

5862
Aspetos do projeto da requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, Aveiro.

Já muito se falou do projeto (já em execução) para Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Os argumentos são variados, criando uma opinião binária entre apoiar ou rejeitar a obra para a principal artéria da cidade.

Por João Sarmento *

Como aveirense de gema que sou, o que mais me preocupa nesta obra é a falta da consciência histórica que a nossa Avenida representa – ou representava. Muitos não sabem que o nome Dr. Lourenço Peixinho – presidente da câmara municipal de Aveiro entre 1918 e 1942 –, é atribuído à “nossa” Avenida pelo estilo específico que o seu executivo queria para o centro da cidade, uma avenida em linha reta com um estilo Boulervard ao longo de um separador central. Lourenço Peixinho será sempre lembrado pelo desenvolvimento preponderante que fez elevar a cidade de Aveiro. Era um homem de causas, sempre ligado e preocupado ao bem-estar da comunidade aveirense.

As intervenções ao longo do tempo, embora não arruinassem por completo, não dignificaram o património que começou a ser construído durante a década de 1920. O Dr. Lourenço Peixinho criou um Ex-libris na cidade de Aveiro, que os aveirenses reconhecem e gostariam de ver protegido, assim como todos aqueles que respeitam a história da sua cidade.

O que seria caso se alterasse, desrespeitando a história, a baixa pombalina ou Avenida dos Aliados; o valor histórico só existe em certas cidades?

A obra que hoje está já em execução não respeita, nem glorifica a história da cidade onde me viu nascer e crescer. Poderia falar dos erros que o projeto não antecipa como a impermeabilização da cidade, a falta de ciclovias, ou até as rotundas – completamente disparatadas no meio da avenida –, prefiro, pelo contrário, explicar que este projeto mais parece ter sido concebido para a Avenida 25 de Abril do que para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Este erro não pode acontecer, não poderia ter acontecido. A história tem de ser respeitada, mesmo por aqueles que acham que a podem reescrever.

* Vice-Presidente da Juventude Socialista da Concelhia de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780