Um grande obrigado de todos os portugueses a Rui Nabeiro

892
Rui Nabeiro (1931-2023).
Dreamweb 728×90 – Video I

Rui Nabeiro tem o seu mais do que merecido descanso em paz porque quando olhamos para o seu percurso de vida e o legado que dele fica devemos reagir com uma veemente salva de agradecimentos.

Por Diogo Fernandes Sousa *

Estamos perante um indivíduo que podemos considerar um exemplo para todos e uma imagem de marca de Portugal, à qual se deu o nome de Delta, mas que na realidade é representado por todo o grupo da família Nabeiro.

A partir da pequena vila alentejana de Campo Maior surgiu um empresário e um homem com H maiúsculo que procurou criar empregos para os seus conterrâneos, tornar a vila mais atrativa para os jovens, mas também valorizar e inovar na componente social interligada à dinâmica económica que ia desenvolvendo.

Pouco a pouco, ao longo da história do grupo, foi um ponto de partida para a inovação social que chegaria a outras empresas nacionais e internacionais, que operam em território português, tornando-se uma figura mor do tecido empresarial nacional aceite e reconhecida por todos, como também louvada pelos seus trabalhadores.

Dentro dos projetos sociais mais emocionantes, constatamos o Centro Educativo Alice Nabeiro, que apresenta a valia de educação pré-escolar e ATL para os filhos dos trabalhadores do grupo, que assim asseguram um maior acompanhamento dos filhos e um futuro mais enriquecido com ferramentas, atitudes e competências que permitem às crianças responder a futuros desafios e desenvolver valores intrínsecos à cidadania, solidariedade e proteção ambiental.

É imperativo, por isso, recordar este grande homem, Rui Nabeiro, que proveio de uma família simples e começou a trabalhar bastante jovem, num contexto particularmente difícil devido à guerra civil em Espanha e ao contrabando transfronteiriço.

Lembrar, também, que assumiu a liderança da torrefação familiar ainda antes dos 18 anos, iniciando um caminho que viria a consagrar a criação da Delta em 1961, em pleno Estado Novo, e rapidamente espalhando a sua importância por todo o país e por países próximos.

Por todo um percurso de louvor, foi meritoriamente distinguido, entre outras distinções, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Por sua vez, a marca Delta, principal imagem do grupo Nabeiro, é hoje uma marca versátil que vai além do seu produto base – café – até novos ramos de valia nacional e internacional, tais como, a vitivinicultura, o imobiliário ou a hotelaria, e está presente em dezenas de países e vários continentes, sendo reconhecida pelos migrantes portugueses como um símbolo da sua casa.

Portanto, em conclusão, um grande obrigado de todos os portugueses a Rui Nabeiro por tudo o que ele representou a nível económico e social para milhares de famílias e por ter contribuído para elevar positivamente o nome de Portugal.

* Professor do Ensino Básico e Secundário.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.