Um futuro risonho para o Porto de Aveiro

1900
Porto de Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O ano de 2018 terminou com um novo máximo histórico no número de navios entrados e no volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro.

Olinto Ravara *

Foram registados 1.116 navios , ou seja, um número 5,78% superior ao do ano anterior, com um Gros Ton Total e com um Comprimento Total dos navios também superiores aos de 2017 em, respectivamente, +11% e +7,47%, que espelham bem a tendência do mercado para a utilização de navios cada vez maiores e com maior capacidade de carga.

A carga movimentada ascendeu a 5.624.491 ton, 46,18% das quais foram granéis sólidos, 28,48% carga geral fraccionada e 25,33% granéis líquidos.

A par deste crescimento assinalável, a Administração do Porto de Aveiro prosseguiu e/ou iniciou um conjunto de investimentos indispensáveis para a melhoria da competitividade do porto, entre os quais se destacam: a elaboração de um novo Plano Estratégico de desenvolvimento do porto, a melhoria da operacionalidade e da segurança do Terminal de Granéis Líquidos, a infraestruturação da ZALI, o projecto de construção de 200 metros de cais e de uma plataforma intermodal rodo-ferroviária na ZALI, e a ampliação do Terminal de Contentores e de ro-ro.

O investimento privado das empresas instaladas no Porto de Aveiro, na construção de uma nova unidade industrial e na melhoria das condições de exploração e da capacidade instalada das empresas industriais e dos operadores portuários existentes, foi muito significativo e revela bem a confiança que os nossos parceiros de negócio manifestam no futuro do Porto de Aveiro.

Todo este esforço conjunto, bem enquadrado e apoiado nas superiores orientações e políticas do Governo, muito particularmente do Ministério do Mar, permite-nos perspectivar um futuro risonho para o Porto de Aveiro.

Mas este crescimento sólido e sustentável por que lutámos e continuaremos a almejar, na senda do caminho trilhado por todas as anteriores Administrações, a quem deixamos uma palavra de merecido louvor, não seria nem será possível sem a participação empenhada e competente daqueles que connosco colaboram no dia a dia.

A todos – Trabalhadores, Colaboradores, Operadores Portuários, Empresas, Clientes e Utentes do porto, Comunidade Portuária de Aveiro, Autarquias de Aveiro e Ilhavo, Autoridade Marítima, Orgãos Sociais e Responsáveis da Tutela – o Conselho de Administração agradece profundamente reconhecido por tudo o que se fez em 2018 e que se vai continuar a fazer em 2019, num clima de paz social e de confiança que nos permite alicerçar fundadas esperanças para o futuro de um Porto de Aveiro moderno e competitivo, ao serviço da Região e do País.

Bem Hajam! Bom Ano de 2019!

* Presidente do Conselho de Administração.