Ubiwhere prepara plataforma para ajudar a remover plásticos dos oceanos

1298
Imagem em loveexploring.com.

A Ubiwhere lidera a criação de “uma solução inteligente para apoiar na erradicação de microplásticos dos oceanos”.

A empresa com sede em Aveiro está a dinamizar o projeto WOSUP lançado com o objetivo “remover o plástico e seus derivados dos oceanos” através de um software que permitirá a embarcações especializadas na limpeza marítima “um meio para localizar com precisão os resíduos, identificar a sua dimensão e a rota mais eficiente para a sua remoção”, refere um comunicado.

Por ano, pelo menos 5 milhões de toneladas de resíduos são depositadas nos oceanos, sendo a maior parte consequência de uma má gestão dos resíduos sólidos nas cidades. Ao contrário dos materiais orgânicos, o plástico não se decompõe e acumula-se na natureza, incluindo no mar. A luz do sol, a água salgada e as ondas fragmentam os materiais em pedaços cada vez mais pequenos chamados microplásticos. Além de serem um dos principais poluentes dos oceanos, também representam elevados riscos quer para os ecossistemas marítimos, quer para a saúde humana.

O projeto WOSUP, acrónimo para ‘Weed Out Single Use Plastic’, que significa ‘Erradicar Plástico de Uso Único’, está a ser liderado pela a Ubiwhere ao abrigo do programa europeu de financiamento ‘EEA Grants’.

A empresa tecnológica aveirense trabalha na criação de uma plataforma software que permitirá, através da recolha e processamento de imagens satélite, a deteção e identificação do tipo e dimensão dos resíduos acumulados nos oceanos. Será disponibilizada informação relativa a toda a operação de recolha, desde a previsão do número de embarcações necessárias à remoção de todo o acumulado de resíduos até à geração de relatórios operacionais e recolhas de rota otimizadas.

“Desta forma, a Ubiwhere vai ajudar a melhorar a qualidade de vida das espécies marítimas e apoiar a limpeza dos oceanos, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos, alinhando-se, mais uma vez, com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente no objetivo que concerne à proteção da vida marinha”, conclui a nota de imprensa.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.