“O tempo exige de todos nós o melhor das nossas capacidades” – Diamantino Sabina

905
Percursos ribeirinhos, Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

Queremos impulsionar ainda mais Estarreja nas suas diversas áreas, e cremos, sem margem para dúvidas, que as nossas estratégias têm dado os frutos necessários. Não vamos parar de inovar, não vamos parar de apostar, não vamos parar de fazer Sempre Mais por Estarreja e pelas suas gentes.

Por Diamantino Sabina *

Confiante e motivado, dirijo-me a todos vós, investido de uma imensa satisfação. Neste meu percurso pela política local, tenho aprendido que o povo dificilmente se engana. Sabe o que quer e quem quer para dirigir os destinos da sua terra. O eleitorado de Estarreja, mais uma vez, escolheu-nos a nós.

É a sexta maioria absoluta consecutiva garantida por esta Coligação PSD/CDS-PP, afirmando-se assim como a opção claramente mais credível para dirigir o poder local estarrejense.

Deixo aqui plasmado o meu sentido agradecimento ao CDS-PP concelhio, pela salutar e vencedora parceria que nos levará a 24 consecutivos anos de liderança autárquica.
Sendo este o meu último mandato, poderão alguns cair no erro de achar que irei abrandar nos meus intuitos. Que me quedarei à sombra das vitórias. Pois desenganem-se os céticos. O trabalho vai persistir e não vamos deixar de fazer aquilo a que nos propomos fazer.

O tempo de eleições, nomeadamente as autárquicas, é sempre um tempo de emoções, de desgaste, combativo e cansativo… nada a que já não estejamos habituados. Também o adaptarmo-nos às novas tendências faz parte da evolução e prática eleitoral. O exemplo das redes sociais, o descrédito nas instituições, o descrédito nos partidos, nos políticos, e a abstenção, são caso disso, e deve levar-nos a todos a uma profunda reflexão.

O caso particular das redes sociais, que utilizadas prudente e inteligentemente são sem dúvida úteis e poderosas, são hoje indissociáveis às nossas vidas profissionais e ao normal quotidiano. Utilizadas para o bem são excelentes, utilizadas para o mal, podem ser destruidoras.

Tomemos como exemplo estas últimas eleições, no âmbito das quais estes instrumentos foram utilizados para fazer o trabalho sujo de alguém, o que demonstra o carater de determinadas pessoas, que anónima e cobardemente, vêm levantando suspeitas da maior gravidade sob pessoas que simplesmente não o merecem.

Ora, há que esclarecer que muito do que estas pessoas vêm escrevendo constitui crime no nosso ordenamento jurídico… mas para que seja feita justiça é necessário que se conheçam os indivíduos. Quem sabe esse dia não esteja próximo.

Este último mandato fica na história pelas piores razões. Bafejou-nos a má sorte com uma mortífera Pandemia! A não ser nos livros e nos filmes, nunca nos teria passado pela cabeça ter que lidar com uma realidade tão dura e improvável. Uns de forma mais direta, outros nem tanto assim, mas sentimos todos as nefastas consequências do COVID-19.

Às Autarquias, aos agentes locais de saúde, às Autoridades, aos Bombeiros e às instituições de cariz social, coube-nos arregaçar as mangas e fazer face a esta terrível realidade. Juntámo-nos, concertámos estratégias e fizemos o que nos era devido. E fizemo-lo bem.

Em nome do Município quero deixar mais uma vez expresso o meu mais penhorado agradecimento a todos que se envolveram na proteção e recobro da nossa população.

“Mais”, na verdade, tem sido o nosso lema. Somos seres insatisfeitos e queremos inovação! Queremos impulsionar ainda mais Estarreja nas suas diversas áreas, e cremos, sem margem para dúvidas, que as nossas estratégias têm dado os frutos necessários. Não vamos parar de inovar, não vamos parar de apostar, não vamos parar de fazer Sempre Mais por Estarreja e pelas suas gentes.

Este nosso Concelho vai-se destacando muito positivamente e é no futuro que temos postos os nossos olhos.

Estarreja marcará a diferença ainda mais na Cultura Nacional! Assim o garantiremos. Será, como é, um polo saudável de atração de investimento e de emprego. Em termos urbanos, encontrará equipamentos municipais modernos ao melhor serviço do cidadão e uma “fachada” urbana reabilitada e esteticamente aprazível. Uma rede viária invejável e infraestruturada, onde todas as habitações estarão servidas por ruas asfaltadas, saneamento, água e iluminação pública.

Os nossos filhos continuarão a ter as melhores condições para estudar e crescer, praticando desporto e aprendendo música, vendo e vivenciando um Concelho Culturalmente Apelativo e Socialmente Integrador!

Para tanto, quero agradecer o empenho e trabalho dos meus colegas Vereadores. Sei que escolhi os melhores e conjuntamente temos feito trabalho de exceção. Neste mandato não poderei contar com o Dr. Carlos Valente, a quem deixo um abraço forte de agradecimento e amizade. Tal também não foi possível com o Eng.º Adolfo Vidal… um autarca exemplar, um amigo. O tempo trará à luz a verdade, e nessa altura estaremos cá, neste pequeno burgo onde todos nós nos conhecemos e os nossos caminhos se cruzam frequentemente.

Quero também agradecer o empenho dos elementos do meu Gabinete de Apoio! Naturalmente, que não posso deixar de agradecer à minha família e em particular à minha mulher e aos meus filhos.

Quero desejar a todos os eleitos, de todos os quadrantes políticos, um mandato profícuo, com elevação e respeito uns pelos outros, pelos mais elementares ditames democráticos e pelas instituições que hoje passamos a representar. A responsabilidade é grande e o tempo exige de todos nós o melhor das nossas capacidades. Empenhemo-nos todos, façamos um mandato exemplar.

Presidirei à Câmara Municipal de Estarreja por mais 4 anos, sendo este o último mandato de um ciclo legal de 12 anos… e fica o compromisso… fá-lo-ei como fiz até agora… com seriedade e diligência, com respeito e determinação.

Fá-lo-ei em prol dos estarrejenses e em prol do desenvolvimento desta terra que de todos nós merece o melhor. Viva o nosso Concelho de Estarreja!

* Presidente da Câmara de Estarreja. Discurso de tomada de posse para o mandato 2021-25.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780