UA lidera Centro de Competências em Cibersegurança da Zona Centro

614
Cibersegurança.

A Universidade de Aveiro (UA) lidera o consórcio do Centro de Competências em Cibersegurança vencedor para a zona centro, um dos sete centros de competências a nível nacional, desenvolvidos no âmbito da C-Network.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Além da instituição aveirense, integram o grupo a Universidade da Beira Interior (UBI), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Cluster TICE.PT, que também tem sede na ‘cidade dos canais’.

Liderado pela UA e operacionalizado em coordenação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), este centro (C-Network:CCC-Centro) será desenvolvido até 2026 no âmbito do projeto C-Network, que “procura contribuir de forma significativa para o aumento da resiliência e cibersegurança das infraestruturas tecnológicas em Portugal, prevendo atingir, de forma direta, aproximadamente 2000 entidades, das quais, cerca de 400 na zona centro”.

Objetivos do consórcio

» Promover o desenvolvimento e inovação em cibersegurança, bem como fornecer auxílio na sua resposta a incidentes, assim como aos desafios colocados pelo novo quadro regulatório, ainda que não se substituindo a empresas com serviços especializados em cibersegurança. O centro também irá prestar serviços de apoio às organizações da região, ajudando-as a qualificar os seus quadros através de ações dedicadas como a C-Academy;

» As instituições do consórcio têm uma vasta experiência na investigação, desenvolvimento e inovação nesta área, bem como na formação de profissionais qualificados;

» A criação deste centro é um passo crucial para aumentar a maturidade em cibersegurança da região Centro e garantir a proteção de empresas, instituições e cidadãos contra as ameaças cibernéticas cada vez mais complexas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.