UA: Homenagem aos funcionários teve agradecimento especial pelo empenho durante a pandemia

1064
Sessão de entrega de medalhas (Universidade de Aveiro, junho de 2022).
Dreamweb 728×90 – Video I

“Celebramos o tempo dedicado à Universidade de Aveiro e os momentos que passámos juntos”. O Reitor da Universidade de Aveiro assinalou, assim, a retoma presencial da sessão anual para prestar homenagem aos funcionários da instituição.

Um reencontro após a ausência forçada devido à pandemia do Covid-19. E que fica marcado pelo reconhecimento do esforço da academia para enfrentar as dificuldades criadas pela crise de saúde pública,  obrigando a suspender as aulas e encerrar serviços.

“Este ano, através de um pequeno ato simbólico, celebramos também a forma exemplar como a comunidade académica soube responder aos desafios excecionais com que nos debatemos ao longo de dois anos de pandemia”, referiu Paulo Jorge Ferreira na cerimónia de entrega das medalhas-

Antes de desvendar a iniciativa preparada, o reitor disse que a “inesperada crise fez sobressair as nossas qualidades enquanto comunidade: a criatividade, a entreajuda, a solidariedade e a disponibilidade para olharmos para fora, para aqueles que poderiam beneficiar da nossa ação”.

O agradecimento pela resposta dada perante os problemas de saúde pública fica simbolizado numa nova peça de mobiliário urbano no campus de Santiago, que terá exemplares também nos campi dos politécnicos de Águeda e Oliveira de Azeméis.

A peça ficará disponível para a comunidade no relvado em frente ao edifício da Reitoria, e incluirá uma inscrição para memória futura, alusiva a este período singular.

“A localização no exterior alarga a utilidade da peça a todos os que visitarem a Universidade, mas também simboliza a forma como a nossa comunidade respondeu aos vários pedidos de apoio que nos chegaram do exterior, ao longo da crise”, adiantou Paulo Jorge Ferreira.

Homenagem aos funcionários da Universidade de Aveiro (junho de 2022).

A UA distinguiu este ano 187 trabalhadores: 11 que estão ao serviço há 10 anos; 70 há 20 anos; 48 há 25 anos; 29 há 30 anos; 15 há 35 anos; 11 há 40 anos; e, ainda, três trabalhadores que perfazem 45 anos de dedicação à Universidade. 187 percursos individuais e mais de 4600 anos de serviço.

“Foi o vosso trabalho, dedicação e determinação que permitiram superar os desafios ao longo destes 48 anos e tornar realidade o sonho de 1973. Foi o vosso caráter que moldou a instituição que hoje somos, inovadora, próxima da região, atenta ao mundo e voltada para o futuro”, afirmou Paulo Jorge Ferreira dirigindo-se aos homenageados.

Discurso direto

“Muito foi feito na docência, na investigação, nos serviços, no apoio às atividades, aos estudantes e à nossa comunidade. Alguns de nós permaneceram nos campi, porque a sua presença era indispensável; outros trabalharam fora da Universidade, em contexto familiar ou pessoal por vezes difícil. A AAUAv e os seus núcleos souberam estar à altura, prestando o necessário apoio durante essa fase difícil da vida da Instituição e garantindo uma maior proximidade com os estudantes que representam. Foi um período que deixou recordações pessoais e familiares dolorosas a muitos de nós, mas que do ponto de vista profissional expôs a nossa força. Juntos conseguimos superar o desafio e seguir em frente, o que reforça a importância da dimensão humana para o desempenho da Universidade de Aveiro” – Reitor da UA.

Lembrança e oferta especial

» Cada unidade da UA receberá também uma lembrança projetada pelos serviços de design internos para recordar o esforço feito durante a pandemia;

» As medalhas e as ofertas fazem uso de materiais naturais ou reciclados. Foram entregues, ainda, kits de montagem que representam o flamingo – uma ave que é possível observar praticamente no campus de Santiago – e que simboliza a biodiversidade da região e pretende sensibilizar para a beleza da natureza que nos rodeia.

Artigo relacionado

UA entrega diplomas aos graduados e prémios aos melhores estudantes

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780