UA com dois projetos na final de concurso de inovação agroalimentar

391
ECOTROPHELIA Portugal.
Banner Ol. do Bairro – cultura – 728X90

Há dois projetos da Universidade de Aveiro (UA) entre os10 finalistas do prémio ‘ECOTROPHELIA Portugal 2020’, que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar.

A organização desafiou os estudantes do ensino superior a desenvolverem “produtos alimentares únicos e que vão ao encontro das necessidades do mercado.”

A quarta edição do concurso promovido pelo PortugalFoods, associação que representa o agroalimentar português, teve 16 produtos a concurso, envolvendo 63 alunos de 14 instituições do ensino superior.

A lista de finalistas engloba produtos das mais diversas categorias, como bebidas, sobremesas e refeições preparadas, entre outras propostas.

A UA está representada pelo ‘Healthy Pleasure: snack saudável de húmus de polpa de vegetal e chips de casca desses vegetais’ e pelo ‘OrangeBee: preparado fermentado de aquafaba com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola’.

Os finalistas da edição de 2020 incluem produtos 100% vegans, “tendência que tem vindo a marcar o setor”.

Discurso direito

“Voltámos a reunir uma série de propostas de grande qualidade e valor, o que muito nos orgulha. Sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas e credibilidade de mercado foram os critérios para escolher a lista dos finalistas, mas foi com agrado que cedo percebemos que todos os candidatos se apresentavam com ideias criativas e bem estruturadas. Estimulando sinergias entre o mundo académico e o tecido empresarial, por um lado com a partilha de know-how e, por outro, a partilha de ideias novas e criativas, o ECOTROPHELIA volta a afirmar-se como um momento importante na revitalização deste ecossistema, que vive da constante inovação e adaptação às necessidades do mercado” – João Miranda, embaixador do ECOTROPHELIA Portugal.

Nova fase de avaliação para encontrar vencedor

Segue-se agora uma nova fase de avaliação por parte do júri. O anúncio do grande vencedor nacional será feito em setembro, numa cerimónia que decorrerá na Casa do Vinho Verde, no Porto. Além de 2000 euros e prémios em serviços, para que possa melhorar o seu projeto, a equipa que arrecadar o galardão irá representar Portugal na final do ‘ECOTROPHELIA Europe’, que terá lugar entre os dias 18 e 22 de outubro, na SIAL, em Paris, onde disputará um prémio de 4000 euros.O segundo classificado nacional será distinguido com um prémio de 1000 euros e o terceiro lugar levará para casa 500 euros.

Produtos finalistas

Publicidade, Serviços & Donativos