Turismo: Aveiro bate novo recorde em 2023

1875
Festival dos Canais, Aveiro.

O número de dormidas e visitas a museus e espaços turísticos de Aveiro continua a aumentar e a bater recordes. Comparativamente a 2022, houve mais 42 mil dormidas e mais 70 mil pessoas visitaram os museus, galerias e lojas turísticas da Cidade, que neste ano 2024, é Capital Portuguesa da Cultura.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O Município de Aveiro registou, em 2023, mais um recorde de dormidas, ultrapassando os números do ano anterior. Dados da Câmara Municipal de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal dão conta de um aumento de 10,4% no ano passado relativamente a 2022, ano que também foi recordista em termos turísticos. As visitas a museus, galerias e lojas turísticas na Cidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Aveiro, tiveram um crescimento na ordem dos 32% em 2023, comparativamente ao ano anterior, registando-se mais 70.036 visitantes, num total recorde de 288.955 visitantes.

“É um notável crescimento que vamos concretizando a cada ano, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de Associações Empresarias e Empresas Privadas do Setor da Hotelaria, Alojamento Local, Operadores Turísticos e Marítimo Turísticos, entre Outros. O trabalho da Câmara de Aveiro tem múltiplas frentes, com destaque para os investimentos em marketing e comunicação, qualificação urbana, cultura e eventos diversos ao longo de todo o ano”, considera José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

No ano passado, o Município contabilizou o número recorde de 446.972 dormidas, mais 42.067 do que em 2022, tendo-se registado um maior número de dormidas em agosto (60.166), julho (50.357) e setembro (47.263).

O número de dormidas mensais ao longo do ano de 2023 em Aveiro foi sempre superior ao de 2022, sendo que os meses que contabilizaram um maior crescimento foram abril – mais 7.792 –, janeiro – mais 6.042 -, e setembro – mais 5.473. Em termos percentuais, o mês que teve a maior subida foi janeiro, com um aumento de quase 40%.
No que respeita às visitas a museus e galerias de exposições, houve um aumento de 170.297 visitantes em 2022 para 229.315 em 2023, isto é, mais 59.018 pessoas, um notável crescimento de 35%.

No que respeita às visitas a lojas turísticas (Loja Turismo & Museus e Estação), houve um aumento de 48.622 visitantes em 2022 para 59.640 em 2023, isto é, mais 10.396 pessoas, um relevante crescimento de 21%.

“Apostas novas como a gestão assumida pela Câmara do Museu de Aveiro / Santa Joana, a abertura do novo espaço da Estação, a profunda requalificação da Igreja das Carmelitas e do Museu da Cidade e sua loja, ações de cooperação institucional de grande impacto como os dois Congressos da APAVT realizados em Aveiro em 2016 e 2021, a presença de Aveiro como Município convidado da BTL em 2023, a participação de Aveiro em múltiplas redes de cooperação internacionais, e muitos outros investimentos materiais e imateriais, foram determinantes para este sucesso, ao qual queremos dar continuidade, com novos recordes já em 2024”, acrescenta ainda Ribau Esteves.

Aveiro é este ano Capital Portuguesa da Cultura e, neste âmbito, será a cidade convidada da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) Cultural 2024, prosseguindo por essa via o investimento da Câmara Municipal de Aveiro em operações de marketing territorial que permitam continuar a alimentar este notável crescimento turístico, que tem um relevante impacto no crescimento económico sustentável no Município de Aveiro.

APAVT atribui a Ribau Esteves o título de Associado Honorário

A APAVT, Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, no seu Congresso de 2023 realizado de 30NOV a 02DEZ no Porto, como gesto de reconhecimento do excelente trabalho do Presidente Ribau Esteves nesta importante área do Turismo, nomeadamente pelo seu desempenho como Presidente da CMAveiro e da CIRA, e Diretor da TCP, atribuiu-lhe o título de Associado Honorário da APAVT, que lhe foi entregue no dia 30NOV23 em cerimónia integrada no programa do Congresso.

Aveiro recebe eventos relevantes para área do Turismo em 2024

Com a relevante cooperação da CMA o Município e Cidade de Aveiro vão receber entre neste ano de 2024 eventos muito importantes para o sector do Turismo, organizados por entidades de relevo nacional, tais como o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (21 e 22 de março) e o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.