Três autocarros elétricos entram ao serviço na Aveirobus

945
Autocarros elétricos da Aveirobus.

Aveiro conta, a partir desta sexta-feira, com os três primeiros autocarros elétricos a servir “as necessidades de mobilidade” dos utentes da concessionária Aveirobus (grupo Transdev).

Os veículos produzidos na fábrica da CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia, apresentados esta tarde, têm as medidas standard (12 metros de comprimento) e capacidade para transportar mais de 60 passageiros. Encontram-se equipados com motores elétricos de 700V, com uma potência máxima de 160kW.

O investimento previsto para este projeto estima-se em cerca de 1,441 milhões de euros, com a taxa de cofinanciamento a fixar-se nos 51,3% do investimento total.

O Grupo Transdev informa em comunicado que foi o primeiro operador de autocarros elétricos na Europa, assumindo-se líder na mobilidade em emissões zero.

“Atualmente, na área da mobilidade elétrica, transporta milhares de passageiros por dia, em países como os Estados Unidos, França, Austrália e Holanda, onde a rede de autocarros que serve as cidades de Amesterdão e Eindhoven é reconhecida como a mais limpa do mundo”.

Discurso direto

“Este é um momento marcante no histórico da atividade da Transdev em Portugal, na medida em que assinala a nossa estreia na exploração de veículos 100% elétricos no país. A introdução dos autocarros elétricos na rede Aveirobus não vai implicar qualquer alteração aos horários das linhas, sendo que, numa fase inicial, estes veículos vão circular de acordo com as necessidades da operação, abrangendo as várias rotas que compõem a rede da AveiroBus” – Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal.

“Este é um momento muito importante para o município de Aveiro na medida em que damos mais um passo naquilo que é o nosso contributo para o equilíbrio ambiental, para a redução da nossa pegada ecológica e para o conforto dos clientes da AveiroBus” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.