Tráfego nas praias de Ílhavo e A25 testa serviços inovadores de apoio à mobilidade

11215
Projeto PASMO.
Comercio 780

Equipamentos com radares fixos e câmaras para contagem e classificação de tráfego foram instalados em acessos das praias da Costa Nova e Barra (Ílhavo) e ao longo da A25, até à cidade de Aveiro.

A rede de recolha de informação sobre o tráfego faz parte do projeto PASMO – Plataforma Aberta para o desenvolvimento e experimentação de Soluções para a Mobilidade, que está a desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações (IT) e outros parceiros com apoios comunitários.

“Não são gravadas nem visualizadas imagens das câmaras, sendo os dados usados apenas no âmbito de trabalhos do projeto PASMO, com estritas garantias da anonimidade dos dados”, refere uma nota de imprensa.

A plataforma servirá para a “experimentação de um sistema de transporte inteligente” criado em “ecossistema de inovação aberta (Living Lab) onde as empresas poderão validar equipamentos, protocolos, processos, aplicações, standards e serviços.”

O projeto envolve, entre outros parceiros, a Câmara Municipal de Ílhavo, a concessionária Ascendi e outras entidades que autorizaram a instalação de equipamentos.

A disponibilidade da plataforma PASMO, num horizonte a médio prazo, poderá ser usada para criar serviços e aplicações na área da mobilidade.

“Grande parte” dos equipamentos e pilhas protocolares a instalar foram desenvolvidas pelo IT no âmbito de projetos de investigação nacionais e internacionais recentemente concluídos.

Publicidade, Serviços & Donativos