Teste de controlo de acácias com tesoura elétrica em Maceda teve nota positiva

983
Foto AFBV.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) iniciou, esta semana, em Ovar, uma ação de controlo de invasoras lenhosas, maioritariamente acácia-das-espigas, com recurso a tesouras elétricas.

Segundo uma nota de imprensa, os trabalhos decorreram em Maceda, num talhão do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar.

A “novidade” nesta intervenção da AFBV consiste “no uso de tesoura elétrica, em vez de motorroçadora”. Um equipamento que permites realizar o corte da acácia rentinho ao solo, evitando a rebentação futura da planta, para além de dar ao operador melhor perceção da presença do pinheiro e de lhe facilitar a tarefa, por comparação com o uso de tesouras tradicionais, habitualmente muito mais exigentes fisicamente.

Uma ação da equipa de Sapadores Florestais da AFBV que foi acompanhada por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, dCâmara Municipal de Ovar e da empresa Bahco, fornecedora do equipamento.

O balanço dá conta de “um teste bem sucedido” na utilização da tesoura elétrica em ações de controlo de invasoras.

Discurso direto

“Dois anos atrás, a área em causa sofreu um corte de pinheiro-bravo adulto, tendo neste momento uma grande germinação de pinheiro-bravo e de acácia-das-espigas. Estas espécies invasoras competem diretamente com as plantas de pinheiro na sua fase jovem, podendo mesmo comprometer a reposição do pinhal” – Sarah Ferreira, Técnica Florestal da AFBV.

“Este tipo de tesouras é habitualmente usada para a poda de árvores de fruto e que foram adaptados para o trabalho florestal no âmbito de um projeto de inovação com a Navigator Company. Estas iniciativas são extremamente importantes para testar o equipamento em diferentes contextos de trabalho e utilização” – Rui Figueiras, da empresa fabricante Bahco.

Criada em 1999, a AFBV é uma instituição privada de proprietários florestais, sem fins lucrativos, “que tem como objetivo promover a boa gestão e defesa da floresta”. Com mais de 1600 associados e apoiando a gestão de 25% da floresta da região é uma das organizações associativas de referência no País

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.