Suspeitos de extração ilegal de inertes apanhados em flagrante

494
Viatura de patrulha da GNR.
Dreamweb 728×90 – Video I

Três homens foram identificados pela GNR por extração ilegal de areia numa zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), na Gafanha da Vagueira, concelho de Vagos, informa um comunicado.

Os indivíduos intercetados pelo Núcleo de Proteção Ambiental de Aveiro têm idades compreendias entre os 25 e os 55 anos.

A Guarda foi ao local após uma denúncia de extração ilegal de areias em terreno não autorizado.

A atividade estava a ser desenvolvida por “um operador não licenciado”, que seria detetado a fazer transporte dos inertes.

“Desta ação resultou ainda a deteção de cinco infrações referentes ao transporte das areias, de onde se destaca o transporte da carga acima do limite dos taipais e a não sinalização da marcha lenta, o que coloca em causa a segurança rodoviária”, refere a GNR.

A Guarda levantou dois autos de notícia por contraordenação por extração de inertes em REN e exercício da atividade sem licença.

“A destruição de revestimento vegetal e a utilização de aterros ilegais constitui uma contraordenação cujo o valor poderá atingir os 144 mil euros, assim como a falta de licença neste âmbito corresponde a uma coima até 44 mil euros, para pessoas coletivas”, informa o comunicado.

A ação, que ocorreu a 14 de novembro, contou com a colaboração do Posto Territorial de Cacia.