Startup aveirense distinguida nos World Summit Awards

1276
www.zoomguide.app.
Dreamweb 728×90 – Video I

A plataforma ‘Zoomguide’, desenvolvida por empreendedores da incubadora de empresas do Parque de Ciência e Inovação (PCI) de Aveiro para “tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível”, sagrou-se vencedora dos World Summit Awards na categoria “Cultura & Turismo”.

O concurso contou com “soluções digitais mundiais que estão a contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. 40 propostas de promotores de 29 países foram premiadas pelo júri internacional entre 8000 projetos e produtos com origem em cerca de 100 Estados-Membros da ONU.

A ‘Zoomguide’ é uma plataforma que permite que organizações que gerem espaços como museus, monumentos, palácios, e cidades, deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar. Através de uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, os utilizadores podem tirar fotografias com o seu telemóvel a pontos de interesse e recebam conteúdos multimédia variados que complementam a visita a espaços turísticos e culturais. As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse. É uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou beacons.

Discurso direto

“É com grande satisfação e entusiasmo que a ‘Zoomguide’ recebe este reconhecimento de ‘WSA Global Winner’ e assim se junta a um leque de soluções digitais inovadoras que estão a resolver grandes desafios globais. Para nós, este prémio é mais uma motivação para cumprirmos a nossa missão e ajudarmos a tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível para todos – estamos apenas no início. Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento às Câmaras Municipais e Museus Portugueses que apoiam a nossa startup, aos nossos parceiros, incubadoras, e todos aqueles que nos ajudaram e ajudam a definir o percurso da zoomguide – o nosso obrigado.” – Afonso Cunha, Co-fundador e Diretor Executivo da ‘Zoomguide’.

World Summit Awards

A World Summit Awards foi fundada em 2003 pela Áustria no âmbito da Cimeira Mundial da ONU sobre a Sociedade da Informação. A WSA é uma iniciativa global que reconhece conteúdos digitais locais que contribuem para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A WSA chega a empreendedores digitais em 187 países em todo o mundo e fornece uma plataforma única para todos os interessados na inovação digital orientada ao impacto. Através de uma estreita cooperação com as agências das Nações Unidas e do alinhamento estratégico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a WSA é um selo de qualidade reconhecido globalmente para a inovação digital.

Artigo relacionado

‘Zoomguide’ vence concurso nacional ‘Tourism Explorers’

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780