Site de Albergaria-a-Velha aposta na inclusão e é pioneiro na região Centro

1984
Presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha, António Loureiro.

O Município de Albergaria-a-Velha é o primeiro da região centro cujo site autárquico inclui as modernas ferramentas inclusivas que facilitam a leitura ou audição dos seus conteúdos.

Trata-se de um Avatar de Língua Gestual Portuguesa – VirtualSign – e um conversor de texto em voz- ReadSpeaker webReader. O site do Município de Albergaria-a-Velha está assim mais acessível e inclusivo.

Com o objetivo de democratizar a acessibilidade dos serviços públicos, o Município de Albergaria-a-Velha apostou na aquisição destes recursos como facilitadores de comunicação, especialmente direcionados para pessoas com dificuldades de literacia, visão e audição.

Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social, afirma que “a disponibilização destas tecnologias permite, por um lado, a diminuição das barreiras de comunicação a pessoas portadoras de deficiência, promovendo a inclusão e facilitando o acesso à informação e comunicação e, por outro, modernizar os serviços numa ótica de constante melhoria na prestação do serviço público.”

A Constituição da República reconheceu, a 15 de novembro de 1997, a Língua Gestual Portuguesa como a língua da comunidade surda portuguesa. Em Portugal, o número de pessoas com deficiência auditiva ultrapassa os 115 mil: desses, “30 mil são considerados surdos” e, segundo estudos internacionais “cerca de 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problema de literacia, fazendo com que apenas 2.5% dessas pessoas tenham capacidade de leitura condizentes com a idade”.

O funcionamento do VirtualSign é simples. Em cada página está presente um ícone do lado direito que após clicar faz surgir o Avatar. De seguida basta o utilizador selecionar o texto pretendido e clicar na seta, sendo este traduzido automaticamente.

O ReadSpeaker webReader é um conversor de texto em voz que permite uma interação mais personalizada com os conteúdos e oferece importantes ferramentas de aprendizagem que ajudam a compreender, melhorando a retenção da informação e facilitando o acesso a conteúdos online em qualquer lugar.

A autarquia de Albergaria-a-Velha pretende criar maior proximidade entre si e os seus munícipes. Acrescentar valor e simplificar o quotidiano desta comunidade são o resultado deste passo inclusivo.

As novas ferramentas inclusivas foram oficialmente apresentadas ao público no Seminário Desporto. Adaptado?, que decorreu ontem na Biblioteca Municipal. Numa demonstração prática, o Avatar traduziu para Língua Gestual Portuguesa o discurso do Presidente do Município, António Loureiro, previamente introduzido no site.

Município de Albergaria-A-Velha

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780