Simulacro de acidente químico testou planos de emergência em Estarreja

384
Proteção Civil Municipal de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

O recente exercício organizado pelo Serviço de Proteção Civil Municipal de Estarreja para testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Emergência Externo de Estarreja mereceu avaliação “positiva” da autarquia local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O simulacro de embate de um equipamento com o pipeline de transporte de uma substância das instalações da DOW para a Bondalti, empresas do complexo químico de Estarreja, testou a resposta dos meios da Proteção Civil.

Segundo uma nota de imprensa, João Alegria, vereador com o pelouro da Proteção Civil, mostrou-se satisfeito com o empenho demonstrado pelos meios e a capacidade de resposta.

Responsáveis dos vários intervenientes ativados pela Proteção Civil salientaram a importância destes exercícios, que devem ser realizados com frequência. “Só assim, os agentes de socorro, bem como a comunidade, estarão mais bem preparados para eventuais situações reais e se consegue implementar os Planos de Emergência quer o Municipal quer o Externo”, sublinhou o autarca.

Participantes e planos testados

» Neste exercício participaram várias entidades: Câmara Municipal, empresas (do complexo químico e do Eco Parque Empresarial), GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Juntas de Freguesia, Serviços Municipais de Proteção Civil de concelhos vizinhos, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rádio Voz da Ria e IP – Infraestruturas de Portugal -, num total de cerca de 50 pessoas que assumiram diferentes papéis ao longo do simulacro, como participantes, observadores ou avaliadores;

» Neste exercício, a Proteção Civil testou dois planos municipais: p Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Estarreja (organização da intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área da segurança, em situações de emergência) e Plano de Emergência Externo (organiza a intervenção das entidades e recursos disponíveis, em situações de emergência que possam ocorrer ou ter influência no complexo químico em resposta a situações de acidente químico).

Discurso direto

“Continuamos empenhados na manutenção e reforço da cultura da segurança na nossa Comunidade e é muito reconfortante o reconhecimento pelas Autoridades da Proteção Civil das boas práticas no Município de Estarreja que é exemplo a nível regional e nacional. Isto responsabiliza-nos ainda mais e exige e reforça o envolvimento de todos os agentes da proteção civil, que sempre se tem verificado ao longo dos anos” – João Alegria, vereador da Proteção Civil de Estarreja.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.