Sever do Vouga é o primeiro município da região a aderir à descentralização na ação social

1310
Paços de Concelho de Sever do Vouga.

O presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, considera que a transferência de competências para as autarquias no domínio da ação social beneficia claramente as pessoas que “passam a ter perto de casa respostas para as suas situações concretas”.

Sever do Vouga é o primeiro concelho da região de Aveiro a avançar com o processo de descentralização nesta área, enquadrada numa medida preconizada pelo Governo.

O Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social, que, entre outros requisitos, visa acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, é agora da responsabilidade município.

“Este atendimento social integrado irá funcionar, diariamente, na sede do concelho e, em paralelo, em todos as nossas freguesias, numa medida que consubstancia – como sempre defendemos – a valorização do concelho como um todo”, sublinha o autarca.

Pedro Amadeu Lobo falava, esta quarta-feira, durante a assinatura de protocolos de cooperação com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito da descentralização de competências, numa sessão que contou com a presença do diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça. Estabeleceram acordos a APCDI – Associação Pró-cidadão Deficiente Integrado, Centro Social Paroquial Maria da Glória, Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e a Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga.

“Esta será também uma excelente oportunidade para dar corpo ao que já vamos fazendo do ponto de vista do trabalho de proximidade e parceria com as IPSS. Estas desempenham um papel essencial, designadamente junto da população desprotegida. O seu trabalho exemplar, no que se refere ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis, tem sido determinante nestes tempos de grande adversidade e, nesse sentido, importa enaltecer”, salientou.

“No universo das IPSS sedeadas em território concelhio, que garantem a atividade assistencial, a promoção da saúde e o bem-estar a centenas de severenses, não podemos esquecer os seus colaboradores, cuja ação deve merecer de todos nós um público reconhecimento”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal.

Câmara de Sever do Vouga

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.