Sever do Vouga acolhe sede da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo

992
Mirtilo, Sever do Vouga.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Sever do Vouga aprovou a cedência de instalações no Vougapark – Centro de Inovação para a instalação da sede da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM).

O concelho severense, considerado a ‘Capital do Mirtilo’ pelo pelo pioneirismo em Portugal na produção do fruto azul, passa, assim, a acolher uma estrutura nacional com provas dadas na fileira.

“Somos um concelho amigo da agricultura nas suas várias vertentes e, por isso, não podíamos deixar de enaltecer esta iniciativa, colocando Sever do Vouga como ponto central de planeamento da atividade da ANPM”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Amadeu Lobo, citado numa nota de imprensa.

A atividade, que já conheceu expansão nacional, passa um período de atualização e de adaptação à nova realidade produtiva, com o surgimento de novas variedades e a implementação de modernas técnicas de produção.

“Sedear entre nós a ANPM é também um impulso para os nossos produtores”, frisou Pedro Amadeu Lobo.

Discurso direto

“O acolhimento da sede da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, juntamente com outras iniciativas do atual executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de recentrar o mirtilo em Sever do Vouga. Deixo o agradecimento à autarquia. Em qualquer outro município podem vir a dizer que têm o maior volume de produção em Portugal, podem até argumentar que produzem o maior mirtilo, ou o mirtilo mais doce, mas nenhum outro concelho se pode orgulhar de ter as primeiras plantas e os primeiros mirtilos produzidos no país… Esse é o contexto histórico e um legado único de Sever do Vouga. Os produtores de mirtilo, principalmente os mais antigos, nutrem um especial carinho e respeito por Sever do Vouga, pela sua história e pelo contributo que deu ao setor” – Carlos Adão, presidente da ANPM.

» A ANPM tem “uma missão clara e um conjunto de atividades orientadas para a defesa dos interesses dos produtores, promovendo eventos que permitem a interação, a troca de experiências e a aprendizagem informal, o desenvolvimento de competências e a adoção de boas práticas, bem como ações de promoção nacional e internacional do mirtilo de Portugal”.

» Esta colaboração, abre portas “a novas oportunidades e à dinamização de eventos no setor agrícol. Sever do Vouga poderá contar com a ANPM na cooperação nas diversas atividades que envolvam o mirtilo, da mesma forma que a associação conta com a continuidade do apoio do município ao desenvolvimento, capacitação e organização da fileira do mirtilo”.

Artigo relacionado

Sever do Vouga recebe encontro nacional de produtores de mirtilo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.