Septuagenário condenado a sete anos de cadeia por abusar sexualmente de meninas familiares

2501
Tribunal de Aveiro.

Um homem atualmente com 71 anos residente em Cantanhede foi condenado, esta segunda-feira, a sete anos de cadeia, em cúmulo jurídico, pelo Tribunal de Aveiro por crimes sexuais de que foram vítimas duas meninas de quem é tio-avô durante encontros familiares nos verões de 2013 e 2017.

No caso mais antigo, o coletivo deu como provado um crime de abuso sexual de crianças, condenando o arguido a uma pena parcelar de três anos de prisão. Estão em causa atos sexuais de relevo (contacto físico em áreas do corpo diretamente ligadas à sexualidade) praticados sobre uma menor que tinha 10 anos numa festa familiar em agosto. em Cantanhede Na sequência do episódio, a menina ficou afetada ao ponto de necessitar de apoio psicológico.

O segundo episódio aconteceu durante um outro encontro familiar, desta vez em Vagos. O tribunal deu como provado que o arguido violou outra menor, à data com 11 anos, depois de a ter surpreendido na casa de banho da residência onde estavam, consumando o ato sexual fazendo uso da sua força física. Antes de abandonar o local, o homem ameaçou a criança que lhe faria mal ou às primas se contasse a alguém o que sucedera. A vítima ficou emocionalmente transtornada com a situação vivida, chegando a desenvolver instintos suicidas, que tentou cometer por uma vez com recurso a medicamentos.

O tribunal condenou o arguido, que não assistiu à leitura do acórdão, à pena parcelar de seis anos de prisão pelo crime de violação agravada. O homem terá ainda de reparar financeiramente as vítimas (1750 euros no caso da menina mais nova e 7500 euros na situação mais grave).

O septuagenário, que se encontra em liberdade a aguardar o trânsito em julgado do processo, beneficiou apenas de não ter antecedentes criminal.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780