Estação da CP de Águeda concessionada ao município local

1870
Estação da CP de Águeda (Foto MCLV).

A estação da CP de Águeda foi concessionado ao município local pela IP – Património – Administração e Gestão Imobiliária, S.A, a empresa pública gestora do património ferroviário. Está previsto que uma parte do edifício da estação seja ocupada com serviços municipais.

O executivo camarário aprovou o contrato na sua última reunião que decorre de uma autorização anterior dada à edilidade para a requalificação do espaço envolvente ao edifício que serve a Linha do Vouga, permitindo a utilização de terrenos que são do domínio público ferroviário.

A concessão interliga-se com o projeto que a Câmara de Águeda está a desenvolver para aquela zona, adianta um comunicado.

A empreitada de requalificação do largo da Estação, para além da envolvente do edifício, abrange um troço da Avenida Dr. Joaquim de Mello, a Rua 12 e a Rua 8 de Setembro, num total de cerca de 6.424 metros quadrados, permitindo “colmatar alguns constrangimentos que se verificam naquela zona central da cidade.”

A autarquia informa que pretende “transformar toda a aquela área, melhorando a circulação de peões e veículos, bem como tornando a área mais segura e mais atrativa.”

O exeutivo municipal aprovou, igualmente, um acordo com o IP para a subconcessão do espaço canal do troço ferroviário do ramal de Viseu da Linha do Vouga desativado no Carvoeiro. O contrato, que vigorará também por 25 anos, faz parte do projeto de construção da ecopista do Vouga (a ligar os lugares de Foz, no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga, e Sernada do Vouga), numa extensão de 1,577 quilómetros (obra já em curso).

Discurso direto

“Precisamos de cuidar do património existente no nosso concelho e é justamente isso que iremos fazer tanto no edifício como na zona envolvente à estação da CP de Águeda, conferindo àquela área uma nova centralidade, com uma renovação e modernização do aspeto, tornando-a uma zona de atração turística” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.