Semana Europeia da Mobilidade em Sever do Vouga promove atividades pedonais e cicláveis

441
Sever do Vouga.

O Município de Sever do Vouga aderiu a mais uma edição da Semana Europeia, entre 16 e 22 de setembro, com o encerramento ao trânsito da Rua do Comércio no Dia 22.

Todos os anos, os europeus podem participar em iniciativas focadas na mobilidade sustentável, para que a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade seja cada vez mais discutida.

Tendo em conta os inconvenientes do uso do automóvel, nomeadamente para a qualidade do ar, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram a campanha DESC pela primeira vez em 2000. Seja a deslocação de bicicleta, a partilha de transporte ou a utilização de transportes públicos – todas ações podem ser registadas online.

O objetivo é que as pessoas partilhem os passos que dão para uma deslocação mais inteligente. Pretende-se expandir o formato da atividade para que esta decorra durante o ano inteiro e criar uma comunidade online, focada no transporte sustentável na Europa.

Esta edição, com o tema “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Mantém-te ativo e caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente.

Neste âmbito, será dinamizada uma atividade na manhã do dia 19 de setembro no espaço da Estação de Paradela e Ecopista. Contará com a participação de uma turma do 1.º ciclo (EB1 de Pessegueiro do Vouga) e insere-se também no Programa Bandeira Azul intitulada “O Ar e o mar que respirámos”.

Pretende-se sensibilizar os mais novos para as vantagens de caminhar e pedalar, nomeadamente o bem estar físico e mental. bordar-se-ão, também, as alterações climáticas e a contribuição dos oceanos como responsáveis pela remoção de gases com efeito de estufa.

Publicidade, Serviços & Donativos