Secção de Canoagem do SCA: Resultados desportivos muito positivos

1229
Secção de Canoagem do Sporting Clube de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Para o ano de 2020 temos como objectivo aumentar o número de praticantes de canoagem no clube, sendo essencial aumentar os atletas de camadas mais jovens.

Por António Sérgio Santos *

Com o propósito de iniciar em grande um novo ano, vimos dar a conhecer a actividade da nossa secção de canoagem do Sporting Clube de Aveiro durante o ano transacto e marcar alguns objectivos para o ano de 2020.

Temos neste momento uma equipa com cerca de 40 atletas, sendo que 8 a 10 iniciaram canoagem no nosso clube durante a época de 2019. É uma equipa muito variada e equilibrada onde integramos atletas desde o escalão Iniciado até veteranos.

Mérito Desportivo:

Como resultado de um treino sistemático de todas as equipas, os resultados desportivos da secção foram muito positivos tendo sido possível garantir alguns pódios em campeonatos nacionais:
Campeonatos Nacionais:
• Campeãs Nacionais de K2 Esperanças – Infantil
• Vice-Campeãs Nacionais de K4 500m – Infantil
• Vice-Campeão Nacional Maratona – Júnior
• Vice-Campeão Nacional 1000m – Júnior
• Vice-Campeã Nacional K1 500 m – Infantil
• 2º Lugar Taça Nacional Tripulações em K2 – Infantil
• 3º Lugar Taça Nacional Tripulações em K4 – Júnior
Campeonato Veteranos:
• Campeãs Nacionais de K2 – Maratona
• Campeã Nacional K1 500m – Veteranos
• 3º Lugar K1 500m – Veteranos
• 3º Lugar Nacional de Fundo Veteranos – K1
• 3º Lugar Taça Nacional Maratona Veteranos – K1
• 3º Lugar Taça Nacional Tripulações Veteranos – K2

Foram muitos os pódios em campeonatos regionais, tendo o nosso clube sido sistematicamente o clube melhor classificado da região Centro.
Em termos de Ranking Nacional de clubes, ficamos classificados na 9ª posição nacional, tendo esta sido a melhor classificação de sempre do SCA no Ranking.

Instalações e equipamento:

Durante o ano de 2019 foi feito um esforço grande de melhoria das instalações onde nos encontramos nos pavilhões da Antiga Lota de Aveiro.
Apesar dos acessos complicados e de um pavilhão bastante degradado, com o apoio de atletas, pais, e alguns patrocinadores conseguimos melhorar de forma significativa as condições de treino dos nossos atletas.
Também com o apoio de alguns patrocinadores e programas estatais, foi possível a compra e recuperação de barcos para a secção. Com uma equipa a crescer de forma consistente a necessidade de compra de barcos é premente.

Organização desportiva:

Foi no ano de 2019 que o SCA se propôs a fazer a reedição da prova de canoagem “Circuito dos Canais”. Embora a prova tenha sido organizada num espaço de tempo muito curto, foi um sucesso para o nosso clube e para a Cidade de Aveiro.
É uma prova a manter e fazer dela um evento anual da nossa Cidade.
A organização desta prova só foi possível por termos tido o total apoio e compromisso da Câmara Municipal de Aveiro, a quem vimos desde já agradecer.

Participamos na organização do passeio anual Ovar-Aveiro em Kayak que promove a camaradagem e convívio entre atletas dos vários clubes da região.

Equipa técnica:

A nossa equipa tem como treinador e director técnico, António Sérgio Santos que assegura os treinos e apoio a todos os atletas de todos os escalões.
Uma vez que temos uma equipa a crescer e com necessidades de treino muito dispares, estão neste momento mais pessoas a fazer curso de treinadores, aumentado o número de técnicos credenciados do clube.

Pais e amigos:

A equipa de pais e amigos que apoia e ajuda a nossa secção tem sido fundamental para o sucesso de 2019. São estes pais que todos os dias permitem que os atletas cumpram horários e sejam assíduos aos treinos. Foram estes pais que apoiaram e trabalham nas obras de recuperação das nossas instalações e foram estes pais, que junto de agentes da economia local conseguiram os patrocínios essenciais à execução de obras e compra de embarcações. Um agradecimento muito especial, em nome da nossa secção, a todos estes pais de atletas.

O Ano de 2020:

Para o ano de 2020 temos como objectivo aumentar o número de praticantes de canoagem no nosso clube, sendo essencial aumentar os atletas de camadas mais jovens. A idade mínima para iniciação na prática da canoagem é de 8/10 anos.
Queremos manter ou melhorar o número de medalhas em Campeonatos Nacionais e manter a nossa posição no Ranking Nacional de Clubes.

Com uma equipa de veteranos que também está em crescimento, queremos também neste escalão melhorar a nossa classificação no Ranking Nacional.

Há intenção de iniciar uma equipa de Surfski e, dado que uma equipa não vive apenas de competição, promover a prática de canoagem como manutenção e lazer, aberta a todas as idades.
Vamos organizar novamente, com o apoio da CMA o Circuito dos Canais. Este ano, com mais tempo de organização, esta será uma festa inesquecível da nossa cidade.

Não nos gostaríamos de despedir sem antes convidar todos os jovens e pais que gostem de ar livre a vir experimentar a canoagem no nosso clube.
“Vem experimentar canoagem traz um amigo… os teus pais também podem experimentar”

* Director Técnico da Secção de Canoagem do Sporting Clube de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos