São João da Madeira: Música, educação física, ciências, atividades artísticas e educação para a cidadania

1675
Atividades de Enriquecimento Curricular, São João da Madeira.
Dreamweb 728×90 – Video I

As Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico tiveram início no primeiro dia de aulas (17 de setembro) em todas as escolas de S. João da Madeira. Desta forma, todos os alunos podem permanecer nas escolas até às 17h30, estando ocupados com diversas atividades de natureza pedagógica, mas com carácter lúdico.

Por solicitação dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, a Câmara Municipal de S. João da Madeira é a entidade promotora das AEC. Assim, os alunos têm acesso ao ensino da música, educação física, ciências, atividades artísticas e educação para a cidadania. São mais de 4 dezenas de técnicos e docentes envolvidos diretamente pelo programa: 18 professores de educação física e 4 de ciências contratados pela Câmara Municipal; 6 professores de música contratados pela ACAM Academia de Música; 35 técnicos e docentes do ATL Gente Miúda e da Santa Casa da Misericórdia que são destacados para as diversas turmas do 1.º ciclo.

Por iniciativa da Câmara Municipal, as AEC estendem-se aos jardins-de-infância. Todos os alunos da educação pré-escolar da rede pública terão, assim, acesso a aulas de educação física, música e dança.

Uma aposta do Município é a iniciação à natação. Todos os alunos do 4.º ano continuarão a ter acesso a aulas de natação, sendo por isso transportados para as Piscinas Municipais e, desta forma, ter acesso ao mundo aquático de forma gratuita e devidamente acompanhados por professores de educação física e monitores de natação.

Para além das 17.30, e em resposta às necessidades das famílias, as escolas encaminham os alunos para a Componente de Apoio à Família asseguradas pelos ATL Gente Miúda e Santa Casa da Misericórdia, instituições sociais com larga experiência no concelho.

Município de São João da Madeira