São João da Madeira: Câmara retira fibrocimento com amianto de edifícios públicos

1882
Remoção de amianto, São João da Madeira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Começou a substituição das coberturas em fibrocimento com amianto que existem em três edifícios escolares de S. João da Madeira, informou hoje a edilidade local.

As obras têm um preço base global de cerca de 350 mil euros.

“Os trabalhos começaram em agosto na escola do ensino básico do 1.º ciclo do Parrinho, um dos estabelecimentos de ensino considerados prioritários, juntamente com a EB Fundo de Vila e o Jardim de Infância das Travessas, onde os trabalhos se iniciam em seguida, chegando depois ao Complexo Desportivo Paulo Pinto”, refere a Câmara.

A intervenção contempla a substituição das coberturas em fibrocimento por painéis metálicos duplos isolantes com os respetivos apoios, remates e acessórios, bem como a colocação de novas caleiras.

A autarquia aproveita para efectuar pequenas obras de melhoramentos nas coberturas dos edifícios municipais.

“Dá-se assim o primeiro passo para a substituição das coberturas em fibrocimento que existem em sete edifícios escolares da responsabilidade do município, sendo que, para além dos três que agora vão ser intervencionados, também nos restantes quatro o mesmo será feito oportunamente, encontrando-se já elaborados os respectivos projetos”, adianta a Câmara saojoanense.

No caso do Complexo Desportivo Paulo Pinto, está em causa essencialmente a cobertura do pavilhão, dado que na parte da piscina interior já fora anteriormente realizada a substituição do fibrocimento.

As obras dão cumprimento às disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto no que se refere aos edifícios públicos.

A empreitada de remoção dos telhados de fibrocimento tem prazo e execução previsto de 150 dias, tendo as intervenções sido preparadas de forma a permitir a frequência de alunos, sem a necessidade de deslocação para outros espaços, possibilidade que, se tiver que ser colocada face ao andamento dos trabalhos, será previamente analisada com as direções de cada um dos agrupamentos escolares abrangidos.