Santo Domingo acolherá a 11ª Conferência Ibero-Americana do Ambiente e Alterações Climáticas

415
O Presidente Luis Abinader e Orlando Jorge Mera, assassinado Ministro do Ambiente e Recursos Naturais, plantam uma palmeira durante uma campanha governamental de reflorestação.

Santo Domingo acolherá a 11ª Conferência Ibero-Americana de Ministros do Ambiente e das Alterações Climáticas, pela primeira vez em 13 anos, sob os auspícios do Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais.

A reunião será realizada no âmbito das reuniões realizadas pela Secretaria Pro Tempore da Conferência Ibero-Americana realizada pelo país, um prelúdio da XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo prevista para 2023.

Momento crucial para a República Dominicana

O encontro surge numa altura em que os olhos do mundo estão postos na República Dominicana e nas recentes realizações do Presidente Luis Abinader no domínio do turismo internacional e da economia, bem como no reconhecimento das suas políticas em matéria de saúde e ambiente. Recentemente, a ONG espanhola Mare Terra Fundació Mediterrània premiou o trabalho de Abinader e do seu governo, e elogiou a figura do ministro assassinado, Orlando Jorge Mera, Ministro do Ambiente e Recursos Naturais.

Linhas de acção

Os ministros pretendem agora abordar as linhas de acção prioritárias em matéria ambiental, bem como a decisão de avançar com a redacção conjunta de um documento de consenso político a ser submetido à Cimeira.

Fala-se actualmente de um possível “Pacto Verde Ibero-Americano” ou “Carta Ambiental Ibero-Americana”, baseado em acordos regionais para promover uma transição verde, inteligente e circular para modelos de consumo e produção sustentáveis.

Os ministros serão igualmente convidados a considerar a formulação de uma acção, no âmbito da Estratégia Ibero-Americana de Inovação, destinada a promover a contribuição da ciência e da tecnologia.

Entre as propostas que a República Dominicana deseja salvar e que foram apresentadas na COP26, destaca-se o financiamento do clima no mais curto espaço de tempo possível para que os países mais vulneráveis da região possam desenvolver políticas eficazes contra o aquecimento global.

Na reunião serão também apresentadas propostas para a conservação e protecção dos oceanos e uma mudança de modelo de desenvolvimento económico baseado na natureza.

O encontro irá também partilhar reflexões, experiências e propostas de acção para enfrentar os desafios enfrentados pelos países na sequência da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780