Saneamento básico: Cobertura da rede em Ol. de Azeméis chega aos 54,7%

1365
Foto da Indaqua.

Mais de metade do concelho de Oliveira de Azeméis tem garantido o acesso à rede pública que encaminha as águas residuais para que tenham um tratamento correto, antes de serem devolvidas ao meio ambiente.

O aumento da taxa de cobertura da rede de saneamento para os 54,7% foi possível com um plano de investimentos no valor de 4,3 milhões de euros executado pela concessionária INDAQUA Oliveira de Azeméis, em parceria com a Câmara local.

“São Roque, Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes foram as localidades onde as obras de ampliação foram concluídas mais recentemente, juntando-se ainda Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul e Travanca, que viram a intervenção ser terminada no verão passado”, refere um comunicado da empresa prestadora do serviço.

No total das sete localidades, o plano de investimentos executado pela INDAQUA Oliveira de Azeméis, em parceria com a Câmara, levou à construção de 47,11 km de condutas com capacidade para servir 2.656 habitações e 6.110 habitantes.

O plano de investimentos agora terminado incluiu ainda alargamentos na rede pública de abastecimento de água, nas localidades em que esta não estava ainda disponível. Para este serviço, foram construídos cerca de 5 km de novas condutas.

Discurso direto

“A conclusão deste Plano traduz-se numa melhoria generalizada da qualidade de vida dos oliveirenses, ao mesmo tempo que se reflete positivamente no ambiente do concelho. Com efeito, a rede de saneamento tem um papel de grande relevância na gestão ambiental dos territórios, enquanto alternativa a soluções menos seguras como as fossas sépticas, que podem facilmente levar à contaminação dos solos e dos cursos de água subterrâneos, pondo em risco, por consequência, a saúde pública. Assim, é essencial alargar a rede, mas também fazer a sua manutenção contínua (garantida pela INDAQUA), para que opere de forma eficaz, protegendo o ambiente e a população” – Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.

Artigo relacionado

Ol. de Azeméis: Expansão de abastecimento de água e saneamento em concurso público

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.