S. João da Madeira promove transporte público

4525
Cidade de São João da Madeira.
Comercio 780

Autocarros dos Transportes Urbanos de Município sanjoanense (TUS) gratuitos de 16 a 22 de setembro.

Tem início na segunda-feira, 16 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, assinalada em S. João da Madeira com diversas atividades de sensibilização dos cidadãos em geral para a importância de, cada vez mais, optarem pelos transportes públicos ou por outras formas de deslocação alternativos ao automóvel particular.

Assim, durante essa semana, viajar nos autocarros dos Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira (TUS) será gratuito para todos, como forma de promoção dos mesmos junto da população em geral. E haverá até momentos musicais ao vivo no veículo que faz o percurso da Linha Verde, às 18h00 dos dias 19 e 20 e às 12h00 de 21 de setembro, a levar efeito pela Academia de Música, Arte do Som e Monkey Corporation respetivamente, numa iniciativa conjunta com a Semana da Juventude.

Recorde-se que as deslocações no TUS já são gratuitas para todos alunos das escolas da cidade desde 2018, por decisão da Câmara Municipal, “incentivando, através dos mais jovens, ao uso do transporte coletivo como meio ambientalmente mais sustentável e adequado nas deslocações do dia-a-dia”. Para o ano letivo 2018/2019, os alunos deverão renovar o Passe TUS estudante, até 31 de outubro, solicitando para o efeito o requerimento do comprovativo de matrícula junto dos Serviços Administrativos do seu Agrupamento de Ensino.

Atividades diversas

A programação da Semana Europeia da Mobilidade em S. João da Madeira inclui também iniciativas de convite à fruição do espaço de urbano pelas pessoas, nomeadamente através do desporto e da dança.

Nesse sentido, realizam-se demonstrações de artes marciais nos dias 16, 18 e 20 de setembro, às 20h00, no anfiteatro ao ar livre da Avenida Renato Araújo. Para o dia 19, às 19h00, está marcada uma aula de zumba, na Rua do Vale.

Ações de Prevenção Rodoviária com as escolas serão promovidas pela Câmara, em articulação com a PSP, ao longo da Semana da Mobilidade e com continuidade durante o ano letivo que agora se está a iniciar e à semelhança do que já se verificou em 2018/2019.

Realce igualmente para a realização de campanhas de sensibilização contra o estacionamento abusivo e sobre condução económica, poupança energética, sistemas de aquecimentos eficientes e poluição atmosférica. Estas ações serão efetuadas junto dos automobilista por parte de alunos da escola EB 2-3 de S. João da Madeira.

“Domingo Verde” e “Diversão sobre 2 rodas”

A Semana Europeia da Mobilidade de S. João da Madeira culmina a 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, com a última edição do ano dos Domingos Verdes, no troço da Avenida Dr. Renato Araújo entre a zona do Largo do Souto e a rotunda junto ao hospital da cidade, que estará encerrado ao trânsito automóvel nessa manhã.

Aí irão realizar-se, com a colaboração de diversas entidades, gincanas multimodais, jogos eco-tradicionais, ateliês diversos, pinturas faciais, música, rastreios de saúde e demonstrações desportivas desenvolvidas por coletividades e ginásios. Não faltarão ainda insufláveis para os mais novos.

É igualmente nessa zona que, nessa mesma manhã, irá terminar o passeio de bicicleta “Diversão sobre 2 rodas”, com saída, pelas 10h00, junto ao welcome center do Turismo Industrial, no edifício da Torre da Oliva. Os interessados devem inscrever-se online, através de link disponível no site e Facebook da Câmara Municipal. Parte do trajeto será feito em simultâneo com a caminhada promovida pela Junta de Freguesia de Cucujães, do vizinho Município de Oliveira de Azeméis, respondendo a um desfio aceite e lançado pela Área Metropolitana do Porto.

Publicidade, Serviços & Donativos