S. João da Madeira com mínimo histórico no desperdício de água

785
Paços de Concelho de São João da Madeira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Apenas 13% da água que entra nas redes de abastecimento é perdida devido a avarias, roubos ou desvios.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

É um resultado histórico, para S. João da Madeira, e muito raro em Portugal: apenas 13% de perdas de água nas redes de abastecimento. O valor foi registado em agosto, trazendo uma melhoria significativa face ao último recorde sanjoanense: 15,8% de perdas, no final do ano passado.

Em 2009, ano de arranque da operação da Águas de São João, as perdas no concelho chegavam aos 29%. Catorze anos depois, a redução alcançada pela empresa permite poupar, anualmente, mais de 219 milhões de litros de água – a quantidade necessária para abastecer S. João da Madeira durante dois meses.

Estes desperdícios de água são medidos através do indicador “Água Não Faturada”, que calcula toda a água que entra na rede de abastecimento, mas que nunca chega aos consumidores. Os motivos para que as perdas aconteçam são vários e dividem-se em dois grandes grupos: por um lado, as perdas que acontecem junto do consumidor, como os consumos ilícitos ou deficiente contabilização devido a contadores obsoletos; por outro lado, os problemas que podem acontecer ao longo da rede (fugas, roturas, derrames em reservatórios, entre outros).

“Na Águas de São João, implementamos várias estratégias, muito associadas à tecnologia, que envolvem uma monitorização da rede de abastecimento de forma contínua. Desta forma, conseguimos detetar rapidamente sempre que acontecem avarias ou outros problemas que possam levar a desperdícios de água e, desde logo, a nossa equipa vai ao terreno para corrigi-los. É um trabalho permanente na senda da eficiência na utilização da água – um bem que é de todos e cada vez mais escasso”, explica Daniel Matias, Diretor Geral da Águas de São João.

Com o território continental português a enfrentar em diferentes momentos do ano situações de seca e mesmo de seca severa ou extrema, a poupança de água tornou-se uma necessidade urgente. Contudo, de acordo com os dados do regulador relativos a 2021, as entidades que garantem o abastecimento em Portugal continuam a registar perdas médias de 28,8%.

“Em S. João da Madeira levamos muito a sério a política de gestão dos recursos hídricos tendo definido e implementado um plano plurianual de eficiência hídrica que tem vindo a dar frutos. Esta abordagem permite ao concelho ter níveis de desempenho de referência a nível nacional.”, afirma Jorge Sequeira, Presidente da Águas de São João. “Os números apresentados pela empresa, que revelam mínimos históricos de desperdício de água na rede, deixam-nos muito satisfeitos”, conclui.
Outubro 2023

Câmara de São João da Madeira

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.