S. João da Madeira / Calçado: CTCP distinguido por laboratório pioneiro de qualidade

1193
CTCP.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), com sede na cidade de S. João da Madeira, foi uma das instituições distinguidas aquando do recente evento comemorativo do 40º aniversário do Sistema Português da Qualidade (SPQ).

Promovido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Instituto Português de Acreditação (IPAC), teve como tema “Premiar a Qualidade- 40 Anos do Sistema Português da Qualidade (SPQ)”,

Quatro décadas depois, o SPQ é reconhecido “como conjunto integrado de entidades e organizações interrelacionadas e interatuantes que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, respeitantes aos seus subsistemas da normalização, da qualificação e da metrologia, congregam esforços para a dinamização da qualidade, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da Sociedade Portuguesa em geral”.

O CTCP foi um dos pioneiros. Fundado em 1986 pela APICCAPS (associação industrial mais representativa do sector do calçado), dois Institutos do Ministério da Economia (IAPMEI e o INETI), detém aquele que continua a ser o mais antigo laboratório de qualidade no ativo em Portugal. A trabalhar no controlo da qualidade do calçado desde 1981, realiza cerca de 30 mil ensaios por ano, prestando serviços, grosso modo, 500 empresas nacionais.

Disponibiliza às empresas os serviços necessários à caraterização os seus produtos, em especial um laboratório acreditado segundo a norma NP EN ISO IEC 17025, equipado com tecnologia de ponta e capacidade para executar mais de 250 ensaios diferentes em conformidade com as normas aplicáveis (ISO, EN, ASTM). O laboratório apoia as empresas no controle e monitorização de processos industriais, matérias-primas, componentes e produtos acabados do cluster do calçado, um dos principais exportadores nacionais.

Discurso direto

“O compromisso do CTCP com a qualidade iniciou-se na década de oitenta, com a acreditação do nosso laboratório. Atualmente, é um instrumento fundamental para as empresas. Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento do CTCP para prestar um serviço de excelência à fileira do calçado Portugal” – Luísa Correia, diretora-geral do CTCP.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.