“Há dias assim”: A descoberta da ciclovia que liga Viseu a Aveiro

15429
Ciclovia que liga Viseu a Aveiro (Foto de António Garcia).

A descoberta da ciclovia que liga Viseu a Aveiro, continua seguindo quase respeitosamente a antiga linha do Vouguinha.

Por António Garcia *

Em tempos idos, já tinha pedalado o belo trajecto entre Sernada do Vouga e Sever do Vouga. Depois, entre Sever do Vouga (Paradela) e Vouzela. Mais recentemente, entre Viseu e S. Pedro do Sul. E agora entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

Nesta fase, posso partilhar o meu olhar crítico sobre este projecto ciclável: na zona de Viseu ainda tem alguns eixos por concluir, mas avançaram rapidamente.

A zona de S. Pedro do Sul, falta-lhe sinalética a chegar à antiga estação das termas.

Como sempre, temos que adivinhar. A zona de Vouzela é sem dúvida nenhuma a que mais conforto dá, mais bem feita está: os meus parabéns aos edis que se preocupam realmente com a mobilidade suave.

Quanto à zona de Oliveira de Frades, é uma catástrofe!!! Vindo de Vouzela, apenas temos ciclovia até S. Pedro de Lafões. Depois é um autêntico deserto até encontrar a ciclovia para Sever de Vouga. Oliveira de Frades é uma autêntica ilha completamente deserta para a mobilidade suave e muito particularmente para a utilização da bicicleta. Um cartão vermelho a estes edis ainda virados para o passado.

Para os interessados, esta ciclovia, de Viseu até S. Pedro do Sul é quase sempre a descer; de S. Pedro do Sul até S. Pedro de Lafões, é quase sempre a subir. E de Oliveira de Frades até Sernada do Vouga, as descidas ocupam o maior espaço. Vindos de um lado como do outro, grosso modo o esforço é relativamente o mesmo.

Agora falta-me fazer a totalidade do percurso numa só virada. Talvez lá para a Primavera haja um Viseu – Aveiro inédito. Entretanto, continuo a pedalar por estas bandas, descobrindo alguns percursos em paralelo a esta ciclovia, com mais terra nas rodas.

* Trabalhou como director – responsável de sector social & cultural. https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780