Ribau Esteves vê com “alta probabilidade” vitória eleitoral do PS

1194
Assembleia Municipal de Aveiro,
Comercio 780

António Costa “tem uma alta probabilidade de continuar a ser Primeiro-Ministro, ganhando agora as eleições”, referiu Ribau Esteves, ao intervir na Assembleia Municipal de Aveiro, sexta-feira passada, quando se discutia a proposta camarária no âmbito da descentralização de competências.

O edil falava em resposta ao deputado António Neto, do Bloco de Esquerda, que o confrontara com a abertura do PSD ao longo do processo desencadeado pelos socialistas de levar por diante “uma reforma profunda que não vai a lado nenhum”.

“Gostava de saber a sua posição, como vice presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, que impulsionou aceitar sabendo que ia correr mal. O que importa politicamente é que o PSD apoia ”, disse o deputado bloquista.

O autarca assumiu algum desconforto. “O presidente Rui Rio às vezes tem umas tendências um bocadinho pró estranho e passa-lhe isso pela cabeça, passa mesmo, passa aos dois, percebo o vosso problema”, respondeu.

Ribau Esteves considera que o Bloco também tem um problema “idêntico” ao Governo. “Existe divisão, o PS tem uma fação que quer prosseguir com a extrema esquerda e uma fação quer aliança com PSD. Percebo esse vosso estado nervoso, ora batem uns nos outros hoje, amanhã beijam-se, agora negociamos com o PSD amanhã zangam-se, agora viro-me para a esquerda, agora para a direita. Nem o Alberto João Jardim nos seu melhor tempo do Chão da Lagoa dançava o bailinho com esta imaginação”, gracejou.

O desfecho do jogo político ainda é uma incógnita, segundo Ribau Esteves. “O que isto vai dar ? Ninguém sabe. Aquela cabeça prodigiosa do nosso Primeiro-Ministro – estou a usar uma palavra rigorosa, séria -, que, todos sabemos, tem uma alta probabilidade de continuar a ser Primeiro-Ministro, ganhando agora as eleições, que não um assalto às lógicas democráticas, o que vai na cabeça e na noite do dia 6, lá estará guardadinho”.

“Nós vemos dois dos mais próximos dirigentes socialistas, um no Governo e outro na Assembleia da República, a dizerem coisas contraditórias e a ver rapaziada da extrema esquerda toda nervosa, isso é giro. Nós não estamos nervosos”, acrescentou.

O apoio do PSD à delegação e competências não é de agora, mas pode ter ganho maior relevo com o cenário político atual . “O presidente Passos Coelho, já líder da oposição sempre nos apoiou e trabalhou com a ANMP, como tenho reuniões com Rui Rio. O Rui Rio apenas nesta sua situação política delicada, a única coisa que ele vai conseguindo tendo o PSD mais fraco é enervar o Bloco de Esquerda e a CDU, a que acho uma graça. Aliás, tenho-me divertido imenso com o quadro político que temos vivido”, afirmou.

Discurso direto

“Ai do do Rui Rio que se ponha com coligações com o Costa. Da minha parte porrada para cima, sou completamente contra. Se é para salvar a pátria vamos salvá-la com um acordo à séria, em condições, para que haja dinheiro nos hospitais, nas escolas e investimento na estradas, vamos embora. Se é para andar a fazer de conta que andamos a governar a pátria, pois deixei-nos geringonçar à mesma e esperar.”

Artigo relacionado

Aceitar delegação competências por inteiro “é um ato político nulo” – Ribau Esteves

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780