Ribau Esteves na comissão restrita que faz a coordenação da gestão política do Comité das Regiões

1679
Comité das Regiões.

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro foi hoje eleito, em Bruxelas, pelo plenário do Comité das Regiões (CdR), membro do “bureau” daquele orgão da União Europeia, “a comissão restrita que faz a coordenação da gestão política”, para o novo mandato 2020/2025.

O edil, que é membro da delegação de Portugal no CdR, integra ainda as comissões COTER, relacionada com os fundos comunitários, que vai ocupar, e da ECON, especializada em economia, lugar que irá delegar em colega suplente.

Segundo uma nota de imprensa do município aveirense, “na sua declaração de eleição”, Ribau Esteves “centrou a sua atenção na importância da coesão e do desenvolvimento equilibrado da União Europeia, realçando a ideia de que se não tivermos um ato solidário dos 27, com a capacidade de garantir o montante total do orçamento, no mínimo igual ao que tínhamos antes da saída do Reino Unido, não vai ser possível ter fatias iguais”.

Ao falar em nome dos membros portugueses do CdR, o autarca defendeu que “é preciso que cada país aumente a sua comparticipação para o bolo orçamental. Se não conseguirmos que os territórios mais periféricos da Europa tenham um desenvolvimento mais forte, vamos continuar a assistir à desertificação dessas regiões europeias, com as pessoas a migrarem para outras já de grande concentração, onde têm melhores condições e rendimentos mais altos”.

Ribau Esteves, acrescenta o comunicado, “deixou ainda uma mensagem especial aos cidadãos da região e do município de Aveiro, afirmando ter o maior gosto em assumir esta nova responsabilidade”, apostando “em fazer um trabalho mais intenso e qualificado no CdR, em prol do reforço da União Europeia, de Portugal e de Aveiro”.

Aveiro marca, assim, “a sua presença num importante fórum de intervenção e influência política ao nível da União Europeia”.

A delegação de Portugal estará particularmente empenhada “na definição do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia, que integra o próximo quadro de Fundos Comunitários, o ‘Green Deal’ e a ‘Agenda Urbana’, assim como todo o trabalho de preparação da Presidência de Portugal na União Europeia no primeiro semestre de 2021.

Neste novo mandato o CdR tem como presidente o Grego, Apostolos Tzitzikostas, sendo primeiro vice-presidente do português Vasco Cordeiro (Presidente do Governo Regional dos Açores.

Publicidade, Serviços & Donativos