Ria de Aveiro: Tours de observação da natureza em paddle e lancha

1594
Ria de Aveiro.

A Picapeixe surgiu em Pardilhó, no concelho de Estarreja, pelas mãos de dois amigos de infância e que sempre praticaram atividades náuticas nesta localidade a norte da ria de Aveiro. Organiza tours guiados de observação da natureza em Stand Up Paddle e em lancha de madeira.

Por Carlos Matos e Paulo Nunes *

O Alcedo Atthis (guarda-rios-comum, guarda-rios-europeu ou pica-peixe) é a nossa inspiração. Em passeio descontraído ou desportivo, em cima de uma prancha ou numa embarcação, partilhamos o prazer de observar a paisagem lagunar e a avifauna da ria de Aveiro.

As nossas pranchas são um grande destaque nas nossas atividades, razão pela qual investimos muito na sua qualidade. Construímos cada prancha recorrendo apenas a madeira como matéria-prima. A nossa lancha de madeira foi construída tradicionalmente em Pardilhó, que tem uma forte ligação à construção naval. A nossa influência cultural e consciência ecológica impulsionam assim o uso da madeira, abraçando o conceito eco-friendly e sustentável.

Vemos em Pardilhó e na Ria de Aveiro, um grande potencial turístico e sentimos que podemos acrescentar valor e notoriedade à nossa vila, ajudando a mostrar o melhor que tem para oferecer. A Ria de Aveiro oferece um espaço de biodiversidade, onde se pode observar aves aquáticas, plantas e toda uma envolvência lagunar. Os nossos tours são guiados, fora do turismo de massas e num contexto de profunda comunhão com a natureza.

Ribeira da Aldeia, Pardilhó, em Estarreja (Foto do Facebook Ribeira da Aldeia).

Não é todos os dias que podemos usufruir de uma experiência envolvente e praticamente sem ruído provocado pelos humanos. Uma experiência de estar presente em nós mesmos, viver o momento, ouvir a natureza e voltar a casa satisfeito com o estado de espírito renovado.

Os percursos de Stand Up Paddle que fazemos diariamente têm como início a Ribeira da Aldeia em Pardilhó. Daqui, temos ligação pelos canais a todas as outras ribeiras, mas não existe uma estrada nem propriamente um limite nas nossas viagens. É a natureza e o cliente que definem qual a melhor experiência a propor!

O mesmo acontece com os percursos que fazemos com a nossa lancha de madeira a partir da Torreira. Sendo a Ria o nosso meio, adequamos o percurso, início e fim ao que a natureza nos permite e ao gosto do cliente.

Todos os cais da Ria de Aveiro são, potencialmente, um ponto de partida e de chegada. Combinamos muitas vezes os nossos tours de Stand Up Paddle com a lancha de madeira em Pardilhó. A nossa lancha é única e tem condições excecionais para relaxar, desfrutar da paisagem e de um lanche a bordo, conhecendo a Ria de uma forma mais profunda.

Aprender a distinguir plantas e o seu uso, observar aves, conversar sobre a cultura e história da região, locais de interesse e dicas de gastronomia local!

A observação da natureza e vida selvagem e a dimensão humana de quem nos visita é o nosso principal foco. Trazer as pessoas até à natureza, respeitando o espaço da vida selvagem e sem impactar o ambiente natural.

Contribuir para a consciencialização sobre a necessidade de conservação da natureza e vida selvagem e despertar o interesse da comunidade local e turística para o respeito pelo meio ambiente.

As nossas atividades podem ser praticadas por pessoas de todas as idades de forma individual ou em grupos. Estamos sempre ao dispor para adequar a nossa oferta às necessidades de quem nos visita, seja em grupos pequenos ou em grupos de maior dimensão! Falem com a Picapeixe!

* Equipa Picapeixe.  + info em https://www.facebook.com/picapeixe.nature

Artigos relacionados

“100 Roteiros pela Região de Aveiro”

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.