Factores que podem impactar positivamente o desempenho do turismo

957
Turismo Centro de Portugal.
Dreamweb 728×90 – Video I

A progressiva abertura dos mercados externos permite antecipar um verão com sinais claros de retoma.

Por António Jorge Costa *

Esta é uma das principais conclusões da edição especial do Barómetro do Turismo do IPDT – Turismo e Consultoria, que integra a Revista de Tendências Turismo’22. Os resultados foram apresentados no webinar de lançamento da revista, que contou com a participação de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

O nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu, em maio de 2022, os 81,1 pontos: um aumento de 8,4 pontos face ao último registo de dezembro de 2021, colocando-se ao nível dos resultados de 2019.

O prestígio e imagem internacional, desvio de fluxos pela guerra na Ucrânia, ou a progressiva liberdade de circulação internacional, são fatores que podem impactar positivamente o desempenho do turismo ao longo da segunda metade do ano.

A 16ª edição da revista de tendências Turismo’22 faz uma viagem por temas como a sazonalidade, estratégia, sustentabilidade, turismo ferroviário ou até os impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

As grandes matérias que devem orientar a atuação do setor nos próximos meses são outro dos temas a não perder, ao longo de mais de cem páginas de publicação.

A revista dedica um caderno especial à identificação de novas métricas de avaliação do sucesso dos destinos.

O facto do turismo estar assente quase exclusivamente em métricas económicas e financeiras para medir o seu desempenho tem sido prática comum ao longo de décadas, particularmente, no que diz respeito ao número de turistas e nas suas despesas nos destinos.

Porém, aspetos como a satisfação dos turistas e os impactos da atividade nas comunidades locais raramente são considerados. Foi nessa perspetiva que procuramos identificar novas métricas de avaliação do sucesso dos destinos, dada a necessidade de passarmos a considerar indicadores que nos transmitam o real impacto do turismo junto dos locais e dos visitantes”.

Com contributos da Organização Mundial do Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, esta é a única revista de tendências de turismo em Portugal.

* www.ipdt.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.