Revista dos Vinhos premia Filipa Pato como enóloga do ano

1661
Filipa Pato (Revista de Vinhos).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Bairrada figura entre ‘Os Melhores do Ano 2020’ da Revista de Vinhos.

Os ‘Óscares do Vinhos’ dividem-se em 24 categorias. Uma das distinções ‘Enólogo(a) do Ano’ foi para Filipa Pato, a primeira mulher da região bairradina a ser agraciada nesta categoria.

Dois tintos Bairrada surgem no ‘Top 30 Vinhos de Excelência’: O‘Nossa Missão Baga Pre-Phylloxera tinto 2016 (Filipa Pato & Willian Wouters) e o ‘Messias Bairrada Clássico Garrafeira tinto 2015’ (Caves Messias).

O prémio ‘Melhor de Portugal’ destacou 22 vinhos da Bairrada com os tintos a liderarem (9), seguindo-se os espumantes (7) e brancos (6).

Filipa Pato recebe galardão ao fim de 20 anos de carreira

Filipa Pato é filha de Luís Pato, reputado produtor e enólogo da região da Bairrada. Por essa razão, a vinha e a adega fazem parte da sua vida desde muito cedo. Licenciada em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra, andou a vindimar pelo mundo – Bordéus, em França, Mendoza, na Argentina, e Margaret River, na Austrália. No regresso complementou a sua aprendizagem pelo universo vitivinícola com o pai, atitude convertida na criação do grupo ‘Baga Friends’ que, desde 2010, integra alguns produtores amigos da casta-rainha da Bairrada.
Em 2001 produziu os seus primeiros vinhos com nome próprio e, até hoje, trabalha apenas com uvas autóctones da região (Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes). A seu lado tem o seu marido, o sommelier belga William Wouters, atual presidente da ASI – Association de la Sommellerie Internationale, e filhos. Não é por acaso que o mercado belga, a par com o brasileiro, é um dos destinos mais fortes dos seus vinhos.

Publicidade, Serviços & Donativos