Revelada a pintura que vai servir de cartaz do São Paio deste ano

1863
Cartaz do São Paio, 2019.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara da Murtosa revelou a pintura que tradicionalmente serve de cartaz dos festejos da ‘Romaria de São Paio da Torreira’ em 2019.

Uma obra da autoria da jovem pintora murtoseira Cláudia Handem, que aceitou o desafio do município.

“Executada a convite da Câmara Municipal, a obra reflete o colorido, o espírito festivo e a transversalidade da Romaria de São Paio da Torreira, a maior e a mais afamada da região lagunar”, refere uma nota da edilidade.

Cláudia Handem é formada em arquitetura, profissão que exerce, mas também tem formação superior em artes plásticas, dedicando-se à pintura. O ano passado, venceu o Prémio Martins da Costa 2018” promovido pelo município de Penacova.

A ‘Romaria do São Paio da Torreira’ realiza-se na primeira semana de setembro, assumindo-se como um “um dos principais cartazes turísticos da Murtosa e da Região Centro de Portugal”.

Os pontos altos dos festejos são, para além da procissão religiosa em honra do padroeiro, os espectáculos priotécnicos no Mar e na Ria, as corridas de embarcações tradicionais (bateiras à vela, corrida de chinchorros e regata de moliceiros), bem como o concurso de ‘rusgas’.

Em paralelo, a Câmara organiza um programa de animação musical com palco na praça da Varina com concertos de vários artistas populares. O cartaz de 2019 ainda não foi revelado.

A avenida principal da Torreira torna-se durante o São Paio também um grande mercado a céu aberto, com centenas de barracas de vendedores ambulantes.

Nos últimos anos, ganharam grande expressão, ainda, as festas dos bares de praia.

Publicidade, Serviços & Donativos