Reunião entre a Câmara de Aveiro e o IP tratou de assuntos do concelho e da Região

2253
Traçado Aveiro - Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Dando seguimento ao trabalho contínuo de cooperação institucional entre a Câmara Municipal de Aveiro e a IP – Infraestruturas de Portugal S.A., o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, reuniu ontem 23MAR23, com o Conselho de Administração da IP, contando com a presença do seu Presidente, Miguel Cruz, e dos dois Vice-Presidentes, para abordar e tratar um conjunto de importantes matérias para a Cidade, para o Município e para a Região de Aveiro.

Importa assim realçar o ponto de situação do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda, investimento de superior importância a financiar no âmbito do PRR, com objetivos claros de redução de custos, da pegada ecológica e de tempos de deslocação para Cidadãos e Empresas, com ganhos relevantes para o aumento da segurança rodoviária nas áreas urbanas atravessadas pela antiga EN 230, e de promoção do desenvolvimento urbano e empresarial.

Foram abordadas questões muito importantes respeitantes ao desenvolvimento do projeto, em matérias como o seu cruzamento e relação com a A17, a A1 e com a nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto.

A nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto foi abordada para verificar o ponto de situação do projeto, a viabilidade dos dois corredores que estão a ser alvo de estudo no seu traçado sobre o Município de Aveiro, estando garantida a sua cuidada relação com a Estação de Comboios de Aveiro para oferta de serviço de alta velocidade.

No quadro dos investimentos 2030 as duas instituições fizeram um ponto de situação do projeto de qualificação e valorização da Linha do Vouga (troço Aveiro-Águeda), para utilização dos cerca de 39 milhões de euros do PO Centro 2030, tendo a CMA aproveitado para partilhar a necessidade de rever o funcionamento e a localização de algumas passagens de nível, assim como de alguns apeadeiros, melhorando o nível de serviço, a relação com os aglomerados urbanos próximos e a atratividade aos Cidadãos deste meio de transporte.

A valorização da Linha do Vouga é um investimento importante para o Município e a Região de Aveiro que a CMA e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os seus 11 Municípios têm reclamado de forma documentada e tecnicamente estudada desde 2014 no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro.

O investimento no projeto e obra de qualificação da EN 235 e da sua Variante em Aveiro e em Oliveira do Bairro, mereceu também especial atenção no âmbito desta reunião de trabalho com definição clara dos objetivos, prioridades e calendarização para a execução das obras do IP já definidas em protocolo.

Em matéria de menor dimensão mas de elevada importância para Aveiro e os seus Cidadãos, foram tratadas matérias respeitantes à gestão de património do IP para uso da CMA, à manutenção do Viaduto de Esgueira (imediatamente a norte da Estação de Aveiro) e da Ponte sobre o Rio Vouga em Cacia / Angeja, assim como sobre o futuro da área do feixe ferroviário de ligação da Linha do Norte ao Ramal do Porto de Aveiro que se encontra numa situação degradante e sem utilização.

Após a reunião, o Presidente da empresa Infraestruturas de Portugal participou ainda na sessão pública de apresentação do Livro “Estação”, uma nova publicação da Câmara Municipal de Aveiro que documenta o projeto, a obra profunda de reabilitação (aproximadamente 1 milhão de euros) e a nova vida do antigo edifício da Estação de Comboios de Aveiro que a Câmara Municipal executou e cofinanciou com fundos comunitários do Centro 2020.

Prossegue assim o intenso trabalho para implementação de uma política clara de mobilidade nos seus diversos eixos, adaptada e coerente com a realidade territorial, planificando o investimento com sustentabilidade financeira e ambiental, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos com os Cidadãos.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780