Retorno do Agitágueda com “impato profundo” na economia local, garante estudo

3078
AgitÁgueda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um estudo divulgado hoje pela Câmara de Águeda revela que o AgitÁgueda, principal evento cultura da cidade, “tem um impacto profundo na economia local, seja na restauração, alojamento local ou no comércio tradicional”, sendo que “por cada euro investido, há um retorno de 11,4 euros”.

O impacto total do AgitÁgueda Art Festival, que em 2019 teve a participação de 800 grupos e artistas, segundo refere uma nota de imprensa camarária, foi de mais de 8 milhões de euros, valor que tem em conta gastos com os transportes (1.071.214 euros), na restauração (2.958.295 euros), em alojamento (1.551.784 euros), em compras (1.137.803 euros), bem como na publicidade/publicitação (1.200.000 euros).

O estudo foi elaborado pela Tayloring Business & Technology durante o evento do ano passado que teve um custo global de 711.630,14 euros e uma receita apurada de 53.465,60 euros (custo líquido de 658.165 euros na edição de 2019).

O AgitÁgueda teve ainda um impacto adicional nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU em 177.537 euros.

O AgitÁgueda atraiu no ano passado 173.491 visitantes, sendo que 16% são locais, ou seja, de Águeda. Quanto a estrangeiros, foram os franceses que mais visitaram Águeda por altura do festival, seguindo-se os alemães e os suiços. Os alemães foram os que mais pernoitaram em Águeda para assistirem a mais dias de festival, seguindo-se os franceses e os ingleses. Ficam de fora desta contabilização o período de agosto e setembro, meses em que a instalação dos guardas-chuvas coloridos fica disponível nas ruas da baixa da cidade e que continua a atrair milhares de visitantes.

Discurso direto

“Os dados apurados tornam claro que investir na realização de um evento como o AgitÁgueda é uma aposta ganha do Município, um retorno muito elevado e que tem reflexos diretos e visíveis na economia local, nomeadamente no comércio tradicional, na restauração e na hotelaria que, por esta altura, atinge a quase capacidade total de alojamento. Existe um enorme impacto intangível e indiscutível do AgitÁgueda, com efeitos na comunidade local e regional. Este evento projeta Águeda a nível mundial, sendo conhecida como a cidade dos chapéus coloridos, o que tem um impacto profundo nas suas gentes, com um orgulho, sentido de pertença e identidade muito vincadas” – Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Impacto económico e notoriedade

Restauração » Os visitantes gastaram 2.958.295 euros nos restaurantes do concelho durante o AgitÁgueda, o que, atendendo aos 173.491 visitantes mensurados no estudo, revela um gasto médio de 17,05 euros por pessoa.

Compras efetuadas no comércio local » 1.137.803 euros, o que permite estimar um gasto médio por pessoa de 6,56 euros.

Indicadores de consumo » Segundo a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), aponta para um movimento de 27,7 milhões de euros (entre pagamentos eletrónicos e em numerário), em julho de 2019, um crescimento de 6,5% face ao mesmo período de 2018. Durante o AgitÁgueda (6 a 28 de julho de 2019) houve um movimento de 26.437.954 euros, sendo que, de entre as várias operações realizadas, mais de 9 milhões de euros respeitaram a pagamentos eletrónicos em compras e mais de 8 milhões de euros foram levantamentos efetuados nas caixas ATM.

Notoriedade do concelho além-fronteiras » Notícias publicadas nos meios de comunicação social de 44 países (512 notícias publicadas nos media, 282 publicações nas redes sociais e 14,4 milhões de impressões) e vários prémios internacionais já conquistados, entre os quais o Best Iberian Festival Awards. Toda esta notoriedade levou, por exemplo, a que a CNN tenha considerado Águeda como tendo uma das ruas mais bonitas e coloridas do mundo.

Posto de Turismo » O atendimento recebeu, durante o período do AgitÁgueda, um aumento significativo de procura, com um total de 4.492 visitantes nos 23 dias do evento, o que revela uma média de 195 pessoas por dia a se deslocarem ao Posto de Turismo para obter informações.
O estudo evidencia ainda, com base num inquérito realizado durante o evento, que 59% dos visitantes estavam em Águeda propositadamente para assistir ao festival e que 40% era a primeira vez que vinham ao AgitÁgueda. Entre os 60% que já tinham vindo ao AgitÁgueda, a maioria (35%) tem sido presença assídua desde a primeira edição (em 2006), tendo os “repetentes” vindo, em média, a oito edições do festival.
Entre os vários eventos associados ao festival, a animação de rua, os concertos, a arte urbana e o Umbrella Sky Project (ruas dos chapéus) foram os que atraíram mais visitantes.

Consultar mais informações na apresentação do estudo

Artigo relacionado

AgitÁgueda reduzido a um fim de semana e eventos condicionados

Publicidade, Serviços & Donativos