‘Restaurante social’ complementa serviço de refeições para carenciados em S. João da Madeira

1605
Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara de São João da Madeira (à esquerda) e o provedor da Misericórdia local.
Dreamweb 728×90 – Video I

A abertura de um “restaurante social” no concelho de S. João da Madeira vai ser concretizada no âmbito do Orçamento Participativo municipal.

O protocolo para a criação desta nova valência foi assinado entre a Câmara local e a Santa Casa da Misericórdia sanjoanense.

O projeto ‘senta.com’ irá fornecer refeições para cidadãos em situação de especial vulnerabilidade, como pessoas sem-abrigo ou em situação habitacional precária.

A inclusão social das pessoas sem teto para morar está definida pela autarquia sanjoanense como “área prioritária nas políticas de intervenção social para o concelho”.

“A concretização deste projeto irá reforçar as condições de conforto de quem não tem habitação e recorre a refeições gratuitas fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, um serviço de cantina social que vem sendo prestado por via de um acordo de cooperação com a Segurança Social, com o apoio da Câmara Municipal”, refere uma nota de imprensa.

A abertura do restaurante social irá, segundo esperam as entidades envolvidas, “reforçar o combate ao isolamento social, reforçando a reinserção social e comunitária.”

O projeto ‘senta.com’ beneficiará de apoios para as obras de recuperação de instalações localizadas na Rua Oliveira Júnior, em frente ao Museu da Chapelarias, que fazem parte do edifício do ‘Trilho’, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.

A medida, acrescenta o comunicado, “dá continuidade à política do município de S. João da Madeira no tocante ao apoio a pessoas sem abrigo e em situação vulnerável”.

Atualmente, além do apoio financeiro à cantina social, está disponível um apartamento de autonomização com capacidade para quatro pessoas gerido em conjunto com a Misericórdia, ajudas para vacinação contra a gripe e incentivo à efetuação de rastreio de saúde dirigida a pessoas em situação de sem-abrigo, estas últimas medidas envolvendo o Centro de Saúde local.

Publicidade, Serviços & Donativos