Residência artística em Aveiro do ‘Projeto Rios’

890
Projeto 'Guarda Rios'.

Numa iniciativa do ‘Projeto Rios’, Aveiro vai receber a primeira residência artística ambiental com a finalidade de criar uma instalação artística alertando para a problemática dos resíduos nos nossos rios e ribeiras.

Dinamizada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a residência artística será composta por vários artistas plásticos aveirenses e de outras regiões do país, aos quais se juntarão alunos de algumas escolas do município com a finalidade de realizarem uma instalação artística com o lixo recolhido das margens ribeirinhas do nosso país no âmbito da Campanha Rios em Movimento que decorreu nos dias 8, 9 e 10 de novembro e na Semana Europeia dos Resíduos.

A residência artística ambiental decorrerá na Quinta Ecológica da Moita, um espaço que resultou da parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, em Oliveirinha, durante os dias 26, 27 e 28 de novembro e de 03 a 14 de dezembro.

A residência artística será constituída por alunos de escolas do município de Aveiro e por um grupo de artistas, de várias regiões do país, composto por 7 elementos de várias especialidades artísticas, nomeadamente na área da cenografia, multimédia, pintura, arquitectura e artes plásticas.

Nesta ação vários artistas plásticos trabalharão o lixo recolhido das margens ribeirinhas, em especial do centro e norte de Portugal, durante a campanha Rios em Movimento, com o propósito de criar uma instalação artística capaz de alertar o público em geral para a importância de reduzir o impacte ambiental sobre os nossos rios e ribeiras, em especial as descargas de resíduos de forma ilegal e irresponsável.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Para mais informações:

234 092 847

[email protected]

https://www.facebook.com/projetorios/