Relatório europeu sobre economia circular destaca Albergaria-a-Velha

1344
Foto partilhada em Albergariarecicla.pt.

As ações que o Município de Albergaria-a-Velha tem implementado em prol da transição de uma economia linear para uma economia circular estão incluídas no relatório europeu “Circular Cities Declaration 2022”.

O documento, elaborado pela ICLEI Europa e apoiado pela Fundação Ellen MacArthur, visa celebrar e mostrar os ganhos significativos que as cidades europeias estão a obter na transição circular, destacando ainda as tendências e desafios mais importantes relativos a esta transição.

Na página dedicada a Albergaria-a-Velha, o relatório salienta a inclusão da economia circular na Estratégia Municipal de Sustentabilidade, em fase de implementação até 2030, e a adesão do Município ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O relatório refere ainda cinco ações concretas implementadas no Município – o projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal, que visa reduzir a produção de resíduos com a colocação de compostores, a oferta de sacos de pano e cestos para a compras aos munícipes, além da produção de materiais de sensibilização sobre a temática; a reciclagem de máscaras e têxteis através do projeto ToBeGreen, bem como a criação da Loja Verde, onde é possível fazer a troca de peças de vestuário; a promoção da sustentabilidade junto dos estudantes Albergarienses no âmbito do programa de Empreendedorismo nas Escolas, onde os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são trabalhados em contexto de sala de aula; a criação da Horta Biológica da Lapa, com 28 talhões para a prática de uma agricultura amiga do ambiente; e a certificação “Albergaria-a-Verde – Recicla”, que distingue as empresas locais pelas suas boas práticas na área da reciclagem.

A Declaração Europeia das Cidades Circulares é um documento de compromisso que os governos locais e regionais de toda a Europa podem assinar para ajudar a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular. Foi lançado em outubro de 2020 pelo ICLEI Europa e, até o momento, 71 cidades, de 22 países, já assinaram a declaração, abrangendo um total de quase 14 milhões de pessoas.

O relatório “Circular Cities Declaration 2022” (em inglês) pode ser consultado aqui.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.