Relatório destaca impacto económico dos supermercados Mercadona

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Mercadona, Feira.

Em 2022, a atividade da cadeia de supermercados Mercadona em Portugal gerou 480,9 milhões de euros de receitas, 18.600 postos de trabalho e 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado no tecido produtivo português em 2022 está estimado em 1.477 milhões de euros.

São números apresentados num relatório do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e do Ivie – Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas que analisou “os impactos económicos gerados em Portugal pela empresa de supermercados Mercadona, que constituiu a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para operar no país”. Para a empresa, que conta com supermercados no distrito de Aveiro, os resultados “demonstram a importância da Mercadona como impulsionadora de crescimento económico nacional, contribuindo com 9 euros para economia portuguesa por cada euro de receitas geradas nas suas lojas (salários, rendas e lucros).”

O estudo apurou que por cada posto de trabalho criado na Mercadona, são criados 5,3 empregos no país. Já em termos de impacto fiscal, cada euro efetivamente suportado pela cadeia traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas. O relatório analisa o impacto da empresa na economia em termos de vendas, rendimentos, emprego e receitas públicas no período 2019-2022, quantificando não só os impactos diretos, mas também os impactos indiretos e induzidos gerados pela atividade da empresa ao longo de toda a cadeia de valor.

Presente há quatro anos em Portugal, onde conheceu a sua primeira internacionalização, a Mercadona gerou vendas no nosso país de 4.422 milhões de euros em toda a cadeia de produção

Impacto regional de um supermercado Mercadona

O relatório conclui, ainda, que a abertura de supermercados em cidades de média dimensão, à escala portuguesa, “está a permitir a fixação da atividade nestes municípios, evitando a transferência de rendimentos e de emprego para outras cidades próximas”. A abertura de um supermercado Mercadona a nível local, em alguns casos, dá origem a uma nova centralidade ou leva ma reconfiguração da circulação nas estradas de acesso, o que favorece o fluxo de tráfego local. Nalguns casos, como resultado da construção de um novo supermercado Mercadona, os municípios beneficiaram em termos de infraestruturas e instalações para a sua comunidade.

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