Regime de emergência securitária no contexto Covid-19, um novo normal ?

906
Imagem www.asisonline.org

Mais do que fixar simplesmente um retrato histórico de época, os autores assumem pretender intervir no debate sobre os caminhos que Portugal e o mundo seguem num contexto tão desafiante como o atual.

Recentemente publicado pela Editora Página a Página, o livro “O ‘Novo Normal’: Securitização, Precariedade e (Des)Integração Europeia em tempos de pandemia”, em referência à pandemia de Covid-19, dedica-se sumariamente à gestão política e económica que dela se fez, criando segundo os autores um contexto social, político, económico e até existencial que abriu um novo ciclo histórico na implantação de um regime securitário à escala global, nas relações de trabalho e no processo de integração europeia – configurando o que se tem denominado de ‘novo normal’.

Dividido em três capítulos, o livro analisa o que foi e continua a ser o os autores denominam de “regime de emergência securitária” no contexto Covid-19, a reação social perante ela e as políticas que os estados adotaram para combater o seu impacto na saúde pública – semelhantes um pouco por todo o mundo.

Em seguida o livro analisa a evolução do emprego e as tendências nas relações laborais, nomeadamente nas áreas da tecnologia (por exemplo a denominada uberização) e do teletrabalho.

Por fim, o livro debruça-se sobre as políticas prosseguidas pela União Europeia e as suas confrontações internas e externas no quadro da constituição do Programa de Recuperação e Resiliência e do processo de aquisição de vacinas que os autores qualificam de “privatização de dinheiros públicos”.

Mais do que fixar simplesmente um retrato histórico de época, os autores assumem pretender intervir no debate sobre os caminhos que Portugal e o mundo seguem num contexto tão desafiante como o atual. E que nestes termos este é um livro descomplexadamente político e intencionalmente interpelativo da realidade e de quem o lê. Sendo ainda uma convocatória para uma reflexão crítica que se converta em tomada de posição.

* “O ‘Novo Normal’: Securitização, Precariedade e (Des)Integração Europeia em tempos de pandemia”, por Manuel Loff, Tiago Vieira e Filipe Guerra.

Mais informações em https://www.paginaapagina.pt/cataacutelogo.html?store-page=O-Novo-Normal-p425259446 . Apresentação na Universidade de Aveiro no dia 25 de Fevereiro de 2022. Mais informações em https://www.facebook.com/events/1298359554010510

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780