Quiosques do Cuidador

1266
Apoio a idosos.

A Fundação Aga Khan, com o apoio da Fundação Ageas e de outros investidores como Uria e Menendez Abogados – Sucursal em Portugal, Societé des Hotels Prince Albert e Ridan II, lançam os primeiros Quiosques do Cuidador, no âmbito do programa Parcerias para o Impacto.

As estatísticas demográficas de Portugal não são as mais animadoras, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do mundo. Dados recentes revelam também que 8% da população portuguesa são cuidadores informais/familiares e que a grande maioria destes tem 65 ou mais anos e cuidam de pessoas com idades similares. Neste contexto, observou-se a existência de apoios insuficientes a estes cuidadores e tornou-se necessário simplificar as suas necessidades através da diminuição da burocracia dos serviços formais, de uma maior articulação entre o setor social e saúde e de melhores serviços e mais alargados.

Foi neste sentido que a Fundação Aga Khan criou um sistema personalizado de apoio ao Cuidador e à Pessoa Cuidada – o Quiosques do Cuidador – que procura testar uma solução que vá ao encontro das necessidades destas pessoas. O Quiosque do Cuidador é uma solução experimental, de cerca de 12 meses, para apoiar cuidadores informais e familiares de pessoas com 65 anos ou mais. Este projeto será desenvolvido em Aveiro e no Porto, e ambiciona envolver 20 cuidadores residentes em cada um destes territórios, bem como os recursos locais de apoio a seniores e cuidadores.

O objetivo desta solução é contribuir para a melhoria do bem-estar e redução da perceção de sobrecarga/burnout e de falta de suporte de cuidadores informais/familiares de pessoas com 65 e mais anos.

Esta iniciativa irá incluir o mapeamento de diferentes tipos de recursos comunitários existentes num determinado espaço geográfico, que poderão ser ativados pelo cuidador, de forma personalizada, de acordo com as suas necessidades específicas:

– Recursos comunitários de convívio e/ou autocuidado (atividades desportivas, técnicas de relaxamento, ergonomia, etc.);
– Recursos partilhados, de apoio à pessoa cuidada (camas adaptadas, andarilhos, cadeiras, etc.);
– Recursos para apoio mútuo na prestação de cuidados (voluntários, vizinhos, outros cuidadores numa lógica de entreajuda);
– Recursos de partilha de práticas, formação, informação e estratégias (de motivação, coping, de superação de obstáculos, etc.).

Se é cuidador residente ou Recurso Local da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz e freguesias limítrofes (Aveiro) contacte-nos para Inês Almeida – 968630106 – [email protected] ou Ana Negrais – 967193669 – [email protected].

Fundação Aga Khan

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.